Notícias

Burger King deixará a Argentina em meio à crise econômica

A crise econômica na Argentina provocou mais uma baixa entre as grandes redes internacionais de alimentação. O grupo mexicano Alsea, responsável por operar marcas como Burger King e Starbucks na América Latina, decidiu encerrar sua operação do Burger King no país. A informação foi divulgada pelo jornal argentino La Nación.

Segundo a publicação, o processo de venda já está em andamento e está sendo conduzido pelo banco BBVA, que iniciou negociações com fundos de investimento, grupos locais de alimentação e operadores internacionais do setor de fast food. A movimentação repete o que foi feito pela própria Alsea em 2023, quando vendeu a operação espanhola do Burger King ao fundo britânico Cinven.

Apesar da saída da rede de hambúrgueres, a Alsea continuará atuando na Argentina com a Starbucks, que seguirá operando normalmente. Procurada, a empresa declarou apenas que “não comenta rumores ou especulações de mercado”.

A rede Burger King foi fundada em 1954 e é a segunda maior do segmento no mundo, com cerca de 17 mil unidades em mais de 100 países. Na Argentina, está presente desde 1989 e atualmente possui 118 lojas, distribuídas em províncias como Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Santa Fe e Tucumán.

A decisão de sair do país reflete os desafios enfrentados pelo setor de alimentação rápida na Argentina. Além da queda no consumo, inflação elevada e compressão de margens de lucro sob o governo de Javier Milei, as redes internacionais vêm sofrendo pressão de marcas locais em crescimento, como a Mostaza, e de uma nova leva de hamburguerias artesanais e redes especializadas em frango frito.

“O mercado de hambúrgueres se tornou comoditizado. A diferenciação tradicional já não é suficiente frente a concorrentes que oferecem cardápios mais amplos e promoções mais agressivas”, afirmou um consultor ouvido pelo La Nación.

Entre os possíveis compradores da operação argentina estão o grupo DGSA (dono das pizzarias Kentucky e das marcas Sbarro e Chicken Chill), o fundo Inverlat (operador da Wendy’s e KFC no país) e o grupo equatoriano Int Food, que também atua com essas duas últimas marcas.

Veja também

Fire

A Polícia Civil de São Paulo concluiu os laudos periciais referentes à morte da influenciadora Bárbara...

Internet/ Influencers/ TikTok

A influenciadora digital Isabel Veloso, de 19 anos, permanece internada na UTI do Hospital Erasto Gaertner,...

Famosos

A aparência do atacante Vini Jr. voltou a ser assunto recentemente, após uma repórter questionar Virginia...

Famosos

O influenciador digital Babal Guimarães voltou a se tornar alvo de acusações de violência doméstica. Desta...

Famosos

A modelo e apresentadora Mariana Weickert revelou nesta quinta-feira, 27, que foi diagnosticada com carcinoma basocelular...

Famosos

A atriz Dani Gondim, de 31 anos, comoveu o público no último sábado (29) ao revelar,...

Famosos

O nome de Ana Castela voltou a figurar entre os mais comentados das redes sociais nesta...

Famosos

Neste domingo (30), Ingra Soares surpreendeu ao tornar pública a decisão de encerrar seu casamento com...

Copyright © 2017-25 Portal POP Mais

Sair da versão mobile