O mundo do xadrez está de luto. Daniel Naroditsky, um dos grandes nomes da nova geração do esporte, faleceu neste domingo (19), aos 29 anos. A informação foi confirmada pelo Charlotte Chess Center, através de uma publicação nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
“É com imensa tristeza que a família Naroditsky compartilha a notícia do falecimento inesperado de Daniel. Ele era um jogador talentoso, educador dedicado e membro muito querido da comunidade enxadrística. Pedimos respeito e privacidade neste momento de luto”, diz o comunicado.
Grande Mestre reconhecido internacionalmente, Naroditsky também atuava como comentarista, professor e criador de conteúdo. Seu canal no YouTube, onde ensinava estratégias e analisava partidas de forma didática e bem-humorada, tinha mais de 480 mil inscritos.
Trajetória
Nascido e criado na região da Bay Area, na Califórnia, Daniel era formado pela Universidade de Stanford. Nos últimos anos, morava em Charlotte, na Carolina do Norte, onde dedicava-se integralmente ao ensino e à popularização do xadrez.
Em sua biografia no YouTube, Naroditsky descrevia sua missão com leveza: “Entre nos meus vídeos para ver um ótimo xadrez, boa música e uma comunidade incrível!”
A morte precoce de Daniel deixa uma lacuna na comunidade enxadrística mundial. Admirado não apenas por seu talento nos tabuleiros, mas também pela generosidade com que compartilhava seu conhecimento, ele ajudou a tornar o xadrez mais acessível e popular entre o público jovem.



















































