Música

Em “Dando Like”, Dani Mã usa identidade sonora percussiva para refletir tempos atuais

Single integra próximo álbum do cantor e compositor que será lançado em 2025

Em “Dando Like”, Dani Mã usa identidade sonora percussiva para refletir tempos atuais
Foto: Divulgação

O impacto das redes sociais na saúde mental das pessoas é o tema da música “Dando Like”, o mais novo single lançado pelo cantor e compositor Dani Mã. A música faz parte do álbum “Arquitetando o Caos”, que vai ser lançado no início de 2025.

O novo single, composto por Mã em parceria com Neila Kadhí e Camila Costa, carrega uma sonoridade que mistura elementos de afrobeat com influências da música brasileira. A combinação melódica é intencional. Dani Mã desafia a repensar nossa relação com o mundo digital, propondo uma reconexão com aquilo que é realmente essencial: o afeto e a autenticidade das relações humanas.

“Quis trazer algo contemporâneo, mas com raízes profundas na música popular brasileira, especialmente na percussividade da Bahia e nas influências do afrobeat”, explica o artista.

Guitarras distorcidas, baixo pulsante, synths e percussões que dialogam com o “Bahia Bass”, criando uma atmosfera de tensão, ainda que muito dançante. É uma metáfora que une o desconforto, com o convite ao livre movimento do corpo.

“Gosto de fazer música para dançar, mas também de provocar com minha música. No contexto atual, onde as redes sociais dominam tanto a vida das pessoas, essa reflexão me parece importante”, conta Dani Mã.

Propositadamente, a letra do single usa a repetição para criar uma sensação de loop, numa analogia direta ao excesso nas redes sociais. Frases cortam o som, dando recados como “interromper a vida para mostrar que tá vivendo (ou por cima, lacrando… ) / E tá vivendo? Ou só tá dando like?”.

“Dando Like é uma resposta ao que vejo como uma anestesia gerada pelas redes sociais. Ela é quase como um antídoto, um exercício para despertar do loop infinito da conectividade”, explica o artista.

“A música centra sua crítica no ciclo interminável de consumo de conteúdo digital, retratando no feed das redes sociais. “A palavra ‘interromper’ é usada propositalmente para fazer refletir sobre como estamos usando o nosso tempo… A nossa vida”, completa.

A ideia, tanto da música quanto da produção audiovisual, foi questionar o estado gasoso das conexões por telas, muito menos sólidas e palpáveis que as relações afetivas construídas a partir do toque e da interação direta entre as pessoas. A escolha da sonoridade foi cuidadosamente pensada para reforçar a mensagem da canção.

“Essa música é um convite à reflexão sobre o tempo e sobre como ele está sendo usado. Não se trata apenas de uma crítica, mas de um convite a reconectar com o que é real e essencial. É uma conversa que precisa acontecer nesse primeiro quarto de século”, conclui Dani Mã.

A faixa reflete o amadurecimento de sua carreira e a busca por novas possibilidades sonoras, sem perder uma identidade baiana que vem sendo marcante em seu trabalho. Dando Like estará disponível nas principais plataformas de streaming.

Em “Dando Like”, Dani Mã usa identidade sonora percussiva para refletir tempos atuais