O sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo de 2026 ocorre nesta sexta-feira, 5, em Washington (Estados Unidos). O evento começa às 14h (horário de Brasília) e determinará a formação das 12 chaves que comporão a primeira fase do torneio. Já a divulgação dos locais e horários das partidas está prevista para sábado, 6.
A transmissão será realizada por TV Globo, SBT, sportv, CazéTV, GE TV e Fifa+. A cobertura especial começará ainda antes do sorteio nos principais canais responsáveis pela exibição.
Como será o sorteio
O Mundial contará com 48 seleções, distribuídas em quatro potes. Cada grupo terá quatro equipes — uma de cada pote.
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europeia A, B, C e D, além das Repescagens Intercontinentais 1 e 2
Entre as determinações da Fifa, Argentina e Espanha não podem se enfrentar na fase de grupos, assim como França e Inglaterra.
A organização também montou o chaveamento para evitar que quatro das principais seleções do pote 1 se cruzem antes das semifinais — garantindo maior equilíbrio ao mata-mata.
Restrições regionais
A Fifa também estabelece que não pode haver mais de uma seleção da mesma região no mesmo grupo, com exceção da Uefa, que possui 16 representantes. Nesse caso, até duas equipes europeias podem cair na mesma chave.










































