O cinema brasileiro voltou a fazer história no Oscar 2026. O longa-metragem O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou quatro indicações à principal premiação do cinema mundial, igualando o recorde alcançado por Cidade de Deus.
A produção brasileira concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco, com destaque para Gabriel Domingues. O feito consolida o filme como uma das maiores apostas do Brasil na história recente da premiação.
Até então, apenas Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, havia alcançado o mesmo número de indicações ao Oscar. Em 2004, o filme concorreu nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Fotografia (César Charlone) e Melhor Montagem (Daniel Rezende). Apesar do reconhecimento, o longa não levou estatuetas para casa.
Com o desempenho de O Agente Secreto, o Brasil reafirma sua força no cenário internacional e amplia as expectativas para a cerimônia do Oscar 2026, que acontece em março, em Los Angeles.














































