O Quintal dos Prettos, uma das maiores e mais importantes rodas de samba do Brasil, fará sua estreia oficial no Carnaval de rua de São Paulo em 2026. O Bloco Quintal dos Prettos desfila no dia 08 de fevereiro, ocupando o emblemático Circuito Ibirapuera, levando a força do samba independente e periférico para o espaço público.
Integrando a programação do Carnaval Pipoca 2026, o desfile acontece das 12h às 15h, com concentração marcada para às 11h, no entorno do Parque do Ibirapuera, antes do Monobloco, compondo a agenda oficial do pré-carnaval paulistano.
Convidados especiais e expectativa de público
O desfile contará com participações especiais de Emicida e Maria Rita, que sobem ao trio elétrico ao lado do duo Magnu Sousa e Maurílio de Oliveira. O bloco tem como rainha Erika Moura (Globeleza), ícone do Carnaval brasileiro, e a expectativa é reunir cerca de 50 mil pessoas ao longo do trajeto.
Pós-bloco e celebração no Espaço Maria Zélia
Após o desfile, a programação segue com o evento “Quintal dos Prettos – Celebração”, no Espaço Maria Zélia, no bairro do Belenzinho. O encontro marca a gravação ao vivo do videoclipe “Us Memo Preto Zica”, com participação de Emicida, celebrando a trajetória de um projeto independente que une tradição, afrofuturismo e a potência criativa da cultura urbana.
Um projeto independente que virou referência nacional
Criado há oito anos por Magnu Sousa, Maurílio de Oliveira e Margareth Valentim, o Quintal dos Prettos nasceu reunindo cerca de 200 pessoas e hoje se consolidou como uma das rodas de samba mais relevantes do país. Desde 2016, o projeto já recebeu mais de 400 mil pessoas em suas edições mensais na zona leste de São Paulo.
Totalmente independente, o Quintal é sustentado por uma engrenagem que envolve mais de 100 profissionais, transformando o espaço em um território de afeto, memória, resistência e futuro.
Na primeira edição de 2026, Magnu e Maurílio receberam das mãos de Emicida o Disco de Platina, pelo marco de 50 milhões de plays do álbum Quintal dos Prettos ao Vivo, reforçando o momento histórico vivido pelo duo.
“Nossa estreia no Carnaval de rua de São Paulo representa um marco simbólico e cultural: a ocupação do espaço público por um projeto independente, periférico e oriundo do samba, dialogando diretamente com valores como diversidade, brasilidade, celebração, pertencimento e energia coletiva”, avaliam Magnu e Maurílio.
A importância da parceria com o Carnaval Pipoca
Margareth Valentim, uma das fundadoras do projeto, destaca a importância dos parceiros para a realização do bloco:
“A parceria com a Pipoca e a estreia do bloco do Quintal dos Prettos no Carnaval de São Paulo representam um sonho coletivo e marcam esse movimento como um passo importante de ocupação cultural e afirmação de identidade. Estrear no Carnaval de rua de São Paulo é reafirmar que o samba segue vivo, potente e ocupando os espaços que sempre foram seus.”
SERVIÇO
Bloco Quintal dos Prettos
Data: 08 de fevereiro de 2026 (domingo)
Concentração: 11h
Desfile: 12h às 15h
Local/Trajeto: Circuito Ibirapuera
(Do Obelisco ao Monumento às Bandeiras – Av. Pedro Álvares Cabral)
Pós-Bloco
Quintal dos Prettos – Celebração + Gravação do videoclipe “Us Memo Preto Zica”
Local: Espaço Maria Zélia
Endereço: Rua José Pinheiro Bezerra, 100 – Belenzinho – São Paulo/SP
Horário: 16h às 21h
Ingressos: A partir de R$ 40, via Sympla
Mais informações: @QuintaldosPrettos
Sobre o Coletivo Pipoca
Criado oficialmente em 2011, o Coletivo Pipoca é o maior hub de Carnaval do Brasil e atua em três frentes:
- Produção de grandes projetos de Carnaval, em parceria com artistas e grupos como Alceu Valença, BaianaSystem, Monobloco, Mariana Aydar, Bangalafumenga, Orquestra Voadora e Bloco do Sargento Pimenta.
- Planejamento, criação e execução de live experiences para marcas, como Brahma, Guaraná, Engov, Uber, Kwai, Takis e O Boticário, em cidades como Olinda, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
- Núcleo de Conteúdo, com formatos inéditos de cobertura e transmissão do Carnaval de rua de artistas como Alceu Valença, Bell Marques, Ivete Sangalo, Monobloco, BaianaSystem, entre outros.
















































