Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Juíza decreta prisão preventiva do rapper Oruam no Rio de Janeiro

Juíza decreta prisão preventiva do rapper Oruam no Rio de Janeiro
Foto;: Reprdução/ Instagram

A Justiça do Rio de Janeiro determinou a prisão preventiva do rapper Oruam nesta terça-feira (3). A decisão foi assinada pela juíza Tula Corrêa de Melo, da 3ª Vara Criminal, após o entendimento de que o artista descumpriu de forma reiterada as medidas cautelares impostas anteriormente.

O mandado de prisão foi expedido para a 16ª Delegacia de Polícia da Barra da Tijuca pouco depois da assinatura da decisão. De acordo com informações do processo, a tornozeleira eletrônica usada por Mauro Davi dos Santos Nepomuceno — nome de batismo do cantor — está desligada desde o dia 1º de fevereiro.

Relatórios de monitoramento apontaram diversas violações no uso do equipamento. Alguns documentos referentes aos meses de novembro e dezembro foram considerados inconclusivos, por não indicarem local e horário precisos, mas o conjunto das informações reforçou a avaliação de descumprimento das condições impostas pela Justiça.

A magistrada também levou em conta manifestações anteriores no processo e a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que revogou a liminar de habeas corpus que mantinha o rapper em liberdade.

Habeas corpus revogado

Na segunda-feira (2), o STJ revogou a liminar que havia concedido liberdade a Oruam, após constatar falhas recorrentes no monitoramento eletrônico. Em 43 dias, a tornozeleira registrou 28 interrupções de funcionamento, principalmente à noite e aos fins de semana.

A defesa alegou que os episódios teriam sido causados por problemas no carregamento da bateria do dispositivo. O relator do caso, no entanto, afirmou que as falhas vão além dessa justificativa, destacando que a conduta representa risco à ordem pública e à aplicação da lei penal, além de demonstrar falta de comprometimento com as decisões judiciais.

Segundo o ministro, a retomada da prisão preventiva é necessária para garantir o andamento do processo penal e preservar a credibilidade do Judiciário.

Entenda o caso

Oruam foi preso em julho de 2025 após ser indiciado por sete crimes: tráfico de drogas, associação para o tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal. Posteriormente, ele também foi denunciado por tentativa de homicídio contra policiais, em razão dos fatos que motivaram a prisão.

Em setembro do mesmo ano, uma decisão do STJ revogou a prisão preventiva, substituindo-a por medidas cautelares, como comparecimento periódico em juízo, recolhimento domiciliar noturno e uso de tornozeleira eletrônica.

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Advertisement

Veja também

Realities

Matheus Moreira, participante do Big Brother Brasil 26, virou um dos assuntos mais comentados nas redes...

Realities

Um participante da segunda temporada do reality show O Namorado (The Boyfriend) se tornou um dos...

Famosos

João Guilherme mostrou que pode até perder a amizade de um irmão, mas não perde a...

Famosos

Desde o grave acidente sofrido enquanto esquiava, em dezembro de 2013, Michael Schumacher permanece longe dos...

Famosos

Durante uma viagem de férias pelo México ao lado de Fátima Bernardes, o deputado federal Túlio...

Famosos

Zé Felipe quebrou o silêncio e falou abertamente sobre o término do namoro com Ana Castela....

Sticky Post

Um momento inusitado no Big Brother Brasil 26 chamou a atenção do público e movimentou as...

Famosos

Luana Piovani voltou a chamar atenção nas redes sociais neste domingo (25/1) ao comentar um vídeo...