Anitta lançou nesta quinta-feira (23) o álbum “EQUILIBRIVM II”, seu nono trabalho de estúdio e sequência do projeto apresentado em abril de 2026. O disco aprofunda temas como espiritualidade, ancestralidade, amor e identidade brasileira, reunindo 17 faixas e participações de artistas de diferentes gerações e estilos da música nacional.
Entre os convidados estão Maria Bethânia, Alceu Valença, Mart’nália, MC Tha, Alexandre Carlo, Mestrinho, King Saints, Letícia Fialho, Katú Mirim, Brô MC’s, Kbrum, Grupo Ofá e o duo de produtores Los Brasileros.
Além do álbum, Anitta também estreia um curta-metragem musical inspirado nas canções do projeto. A produção foi exibida inicialmente no especial “TVZ Esquenta – Especial Equilibrium II”, no Multishow, antes de chegar ao Globoplay e, posteriormente, ao canal oficial da cantora no YouTube.
“Me coloquei inteira nesse disco. Quem ouvir vai perceber isso. São músicas que têm muito da minha espiritualidade, da minha visão de mundo, das brasilidades que me encantam e pitadas autobiográficas também”, afirmou Anitta. “Cada escolha, tanto musical quanto visual, tem intenção aqui. Tenho muito orgulho do que estamos entregando.”
Brasilidade e espiritualidade conduzem o projeto
Misturando ritmos como funk, samba, bossa nova, reggae, forró e música eletrônica, “EQUILIBRIVM II” apresenta uma sonoridade marcada pela diversidade da cultura brasileira.
A abertura fica por conta de “Você Já Sabe”, faixa que une elementos do funk com percussões ligadas ao candomblé e presta homenagem aos exus e pombagiras. Na sequência, o disco percorre diferentes influências musicais e narrativas sobre fé, proteção, autoconhecimento e liberdade.
Entre os destaques está “Não Me Cutuca”, parceria com Alceu Valença, que aposta em um forró descontraído sobre viver em paz e longe de conflitos. Já “Ogum Me Rodeia” reúne Maria Bethânia e Letícia Fialho em uma canção inspirada na força de Ogum, com Bethânia declamando um poema dedicado ao orixá.
Outras colaborações incluem “Sem Pressa”, ao lado de MC Tha, “Abre Caminho”, com Alexandre Carlo, “Eu Não Sou Santa”, com Mestrinho, “Feitiço”, em parceria com Mart’nália, e “Contemplação”, gravada com o Grupo Ofá, formado por integrantes da comunidade do Terreiro do Gantois, em Salvador.
Curta-metragem amplia a narrativa do álbum
O lançamento é acompanhado por um curta-metragem que dá continuidade ao universo visual iniciado no primeiro volume de “EQUILIBRIVM”. Dirigida por Felipe Sassi, Nico Mascarenhas e Nídia Aranha, a produção transforma as músicas em uma narrativa sobre autoconhecimento, fé, ancestralidade e identidade brasileira.
Ao longo da obra, Anitta interpreta diferentes personagens e referências culturais, dialogando com elementos do candomblé, da umbanda, do catolicismo popular, das tradições indígenas e da cultura afro-brasileira. O filme também conta com participações de artistas, líderes religiosos, atores e representantes de diferentes manifestações culturais.
Tracklist
O álbum reúne as seguintes faixas:
- Você Já Sabe (com Los Brasileros)
- Sal Grosso (com Kbrum)
- Não Me Cutuca (com Alceu Valença)
- Eu Não Sou Santa (com Mestrinho)
- Feitiço (com Mart’nália)
- Ponta do Pé
- Abre Caminho (com Alexandre Carlo)
- Tudo Isso
- Sem Pressa (com MC Tha)
- Deus Mãe (com King Saints)
- Ogum Me Rodeia (com Maria Bethânia e Letícia Fialho)
- Contemplação (com Grupo Ofá)
- Pra Você Gostar de Mim
- Divino Sexual
- Azul
- Respira
- OKE (com Brô MC’s e Katú Mirim)










































