Connect with us

Hi, what are you looking for?

Fire

ESCÂNDALO! Facebook admite ter deixado Spotify e Netflix lerem mensagens dos usuários

Que este foi um péssimo ano para o Facebook, não há dúvidas. A empresa entrou e saiu de 2018 afundada em escândalos. E agora mais um veio a tona. O que acontece é que uma matéria do The New York Times afirma que a empresa está envolvida em mais polêmicas sobre invasão de privacidade.

De acordo com a matéria publicada pelo jornal americano, um acordo entre o Facebook, Netflix,  Spotify e o Royal Bank of Canada, dava poderes para que as companhias pudessem ler, escrever e até mesmo apagar as mensagens dos usuários. O Spotify tinha acesso às conversas particulares de nada menos do que 70 milhões de pessoas. Além das citadas, a publicação revela mais pactos semelhantes, com outras 150 empresas, em sua maioria do setor tecnológico.

Amazon, Sony, Microsoft e Yandex tinha acesso nomes e endereços de e-mail por meio do seus contatos no Facebook — embora grande parte dessa movimentação tenha sido restringida em 2014. Em troca, a gigante varejista de Jeff Bezos, por exemplo, teria fornecido à rede social listas de contatos para sugerir conexões aos usuários.

Em nota, o Facebook alega que praticava sim tal conduta, mas com o intuito de melhorar o uso conjunto dos usuários às diversas plataformas das empresas, o famoso “Fazer Login com o Facebook”. “Os parceiros tiveram acessos às mensagens? Sim. Mas as pessoas tinham que concordar explicitamente com isso no Facebook ao usar o recurso de mensagens. Por exemplo, o Spotify. Depois de acessar sua conta do Facebook na aplicação desktop Spotify , você pode enviar e receber mensagens sem sair do aplicativo. Nossa API forneceu aos membros acesso às mensagens do usuário para aprimorar esse tipo de função”, diz a nota.

A Netflix se defende, afirmando que jamais acessou mensagens ou qualquer dado particular dos usuários. “ao longo dos anos, tentamos várias maneiras de tornar a Netflix mais social. Um exemplo disso foi o recurso que lançamos em 2014 que permitiu que os membros recomendassem programas de TV e filmes para seus amigos do Facebook via Messenger ou via Netflix. O recurso nunca foi muito popular, então o desligamos em 2015. Em nenhum momento acessamos as mensagens particulares das pessoas no Facebook ou pedimos para conseguir fazê-lo.”

O Spotify alega não saber que tinha acesso tão profundo aos dados dos usuários do Facebook. A Amazon se defendeu afirmando que o trato não violava sua política de privacidade, pois os próprios clientes concordaram ao sincronizar suas contas com as da companhia de Mark Zuckerberg.

No início de 2018, o Facebook protagonizou o escândalo de Cambridge Analytica, que expôs como a rede social usava os dados de usuários, e como isso foi decisivo no cenário político americano, que culminou na eleição de Donald Trump. Em setembro, uma brecha no firewall do servidor comprometeu 50 milhões de contas e neste mês, fotos privadas de 6 milhões de usuários foram expostas para apps.

Que ano hein?!

 

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Advertisement

Veja também

Realities

Matheus Moreira, participante do Big Brother Brasil 26, virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após um momento inesperado exibido pelas câmeras...

Famosos

João Guilherme mostrou que pode até perder a amizade de um irmão, mas não perde a piada. O ator deixou um comentário sugestivo em...

Realities

Um momento inusitado no Big Brother Brasil 26 chamou a atenção do público e movimentou as redes sociais. Durante um banho na casa, Paulo...

Música

O Grammy Awards é um dos eventos mais relevantes da indústria fonográfica mundial, homenageando artistas, produtores e profissionais técnicos pelos trabalhos lançados entre agosto...

Famosos

Interação acontece dias após cantora citar o ex em prévia de nova música e reacende especulações entre fãs.

Música

68ª edição do Grammy Awards acontece neste domingo (1º), em Los Angeles, com apresentações de grandes estrelas e presença brasileira na disputa.

Famosos

Antes da entrega dos prêmios, artistas desfilaram no tapete vermelho da 68ª edição do Grammy Awards, em Los Angeles.

Groover

A cantora e compositora brasileira Ana Luísa Ramos lançou a versão ao vivo de “Clareia”, uma das faixas mais emblemáticas de sua discografia. Gravada...