Connect with us

Hi, what are you looking for?

TECH

Google vai construir usina nuclear para abastecer centros de dados de IA

Logotipo do Google é visto em escritório da empresa em Mountain View, na Califórnia - Foto: Reprodução
Logotipo do Google é visto em escritório da empresa em Mountain View, na Califórnia - Foto: Reprodução

O Google anunciou um passo ousado em sua estratégia de sustentabilidade energética: a construção de sua primeira usina nuclear avançada nos Estados Unidos. O empreendimento será erguido em Oak Ridge, no Tennessee, em parceria com a Kairos Power, empresa especializada em reatores modulares de nova geração.

A previsão é que a usina entre em operação em 2030, com capacidade para gerar 500 megawatts de energia, volume suficiente para abastecer aproximadamente 350 mil residências. A eletricidade será destinada principalmente aos centros de dados do Google localizados no Tennessee e também no estado vizinho do Alabama, por meio de um contrato de fornecimento de longo prazo com a Tennessee Valley Authority (TVA).

Demanda crescente por IA impulsiona novas fontes de energia

Nos últimos anos, a inteligência artificial tem impulsionado um aumento exponencial no consumo de energia em data centers ao redor do mundo. Modelos de linguagem, sistemas de recomendação e outras aplicações de IA exigem grandes capacidades computacionais, tornando a busca por fontes estáveis e limpas de eletricidade uma prioridade estratégica para gigantes da tecnologia.

Ao investir em energia nuclear, o Google busca não apenas garantir o fornecimento contínuo para suas operações, mas também alinhar sua infraestrutura às metas de sustentabilidade. A energia nuclear, apesar de polêmica, é considerada uma das fontes mais confiáveis de baixa emissão de carbono, ao lado da solar e da eólica.

Google vai construir usina nuclear para abastecer centros de dados de IA
Prédio do Google – MDoculus / iStock

Reatores modulares: a nova fronteira da energia nuclear

O projeto em Oak Ridge será o primeiro do Google baseado em reatores nucleares modulares pequenos (SMRs, na sigla em inglês). Diferente dos grandes reatores tradicionais, os SMRs são mais compactos, eficientes e rápidos de instalar, além de apresentarem custos de construção reduzidos e maior flexibilidade operacional.

Segundo especialistas, essa tecnologia pode revolucionar o setor energético ao permitir a instalação de usinas menores, próximas a grandes centros consumidores, sem a mesma complexidade dos modelos convencionais.

Google e a corrida pela energia limpa

A iniciativa do Google se soma a esforços de outras empresas do setor de tecnologia que também buscam alternativas para reduzir sua pegada de carbono. Microsoft e Amazon, por exemplo, têm firmado contratos com fornecedores de energia renovável e explorado opções em energia nuclear para sustentar suas operações em nuvem.

Com esse movimento, o Google reforça sua meta de operar com 100% de energia limpa até 2030, ao mesmo tempo em que garante autonomia para manter seus sistemas de inteligência artificial em crescimento contínuo.

Written By

Diego Cartaxo é radialista, jornalista e empreendedor digital. Com trajetória marcada pela inovação na comunicação e no entretenimento, é fundador e Editor-chefe do Portal POP Mais, hoje considerado um dos principais veículos independentes de cultura pop e variedades em crescimento no Brasil. Antes do site, trabalhou na TV Metrópole, onde atuou na reestruturação da marca e da programação da emissora.

Advertisement

Veja também

Internet/ Influencers/ TikTok

A influenciadora Isabel Veloso morreu neste sábado (10), aos 19 anos, no Hospital Erasto Gaertner, em...

Famosos

A atriz potiguar Titina Medeiros morreu neste domingo (11), aos 48 anos. Ela enfrentava um câncer...

Fire

Isabel Veloso morreu aos 19 anos em decorrência de complicações de um linfoma de Hodgkin, doença...

Música

O cantor Jerônimo Vaqueiro, de 29 anos, comoveu as redes sociais após publicar um vídeo de...

Realities

De volta à casa mais vigiada do Brasil, Jonas Sulzbach é um dos veteranos que ganharam...

Filmes & Séries

A cerimônia do Globo de Ouro aconteceu neste domingo (11). O Brasil recebeu indicações em três...

Notícias

Arlindo de Souza, conhecido nacionalmente como o “Popeye Brasileiro”, morreu nesta terça-feira (13), aos 55 anos....

Famosos

O ator Emílio Dantas usou as redes sociais nesta sexta-feira (9) para relatar um problema envolvendo...