O padre Cleber Pagliochi, da Paróquia São Daniel de Seara, em Chapecó (SC), viralizou nas redes sociais nesta semana após se recusar publicamente a atender pedidos de oração por Odete Roitman, icônica vilã da novela Vale Tudo. A comoção surgiu após a reexibição da famosa cena da morte da personagem, levada ao ar na última segunda-feira (6), que gerou memes e reações nostálgicas nas redes.
Com bom humor, mas firme em seu posicionamento, o religioso esclareceu que, embora a personagem seja marcante na memória da televisão brasileira, orações devem ser direcionadas a pessoas reais e a situações concretas da vida.

“Diante das inúmeras mensagens que venho recebendo, informo que não estarei atendendo pedidos de oração pela Odete Roitman”, escreveu o padre em nota publicada no Instagram.
“Trata-se de uma personagem de novela, e por mais simbólica que seja para o público, a oração cristã deve sempre se dirigir a pessoas reais e a situações concretas de nossa vida e fé.”
A manifestação aconteceu após uma enxurrada de mensagens enviadas à paróquia — em tom de brincadeira — pedindo que o padre intercedesse espiritualmente pela vilã, assassinada na ficção durante uma das cenas mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira, gravada no Copacabana Palace.
“Ficção não substitui compaixão”
Na mesma publicação, o padre reforçou que, embora a repercussão tenha sido divertida, é importante não perder de vista o verdadeiro propósito da oração cristã:
“Peçamos orações pelos que sofrem, pelos que lutam, pelos que precisam de consolo e esperança — e também para que a ficção nunca substitua a compaixão verdadeira que nasce do Evangelho.”
A nota foi encerrada com leveza e empatia: “Com gratidão, bom humor e fé”.
Odete Roitman e o impacto cultural da personagem
Interpretada por Beatriz Segall, Odete Roitman foi uma das maiores vilãs das novelas brasileiras. A personagem de Vale Tudo (1988) teve um dos desfechos mais comentados da história da televisão, com seu assassinato sendo exibido apenas no último capítulo da trama. Até hoje, o bordão “Quem matou Odete Roitman?” é lembrado por fãs da teledramaturgia.
Com a reprise da novela no canal Viva, o suspense em torno da morte da personagem voltou aos holofotes, reacendendo o fascínio do público — e, aparentemente, levando a ficção um pouco longe demais para alguns fiéis mais entusiasmados.








































