Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícias

Patriota? Eduardo Bolsonaro defende tarifa de Trump ao Brasil e web reage: “Traidor”

Eduardo Bolsonaro
Foto: Reprodução

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro saiu em defesa da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. O tarifaço foi anunciado nesta quarta-feira (9), por Donald Trump.

Segundo Eduardo, a taxação é uma resposta aos “abusos cometidos” pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse ainda que a medida reflete o afastamento do Brasil dos valores democráticos ocidentais sob o governo Lula.

Em nota conjunta com o jornalista Paulo Figueiredo, ambos se autodeclarando “em exílio”, Eduardo disse que a decisão norte-americana confirma alertas feitos por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro às autoridades dos EUA nos últimos meses.

Segundo o deputado, a carta enviada por Trump a Lula para comunicar a tarifa é “clara, direta e inequívoca” ao demonstrar, segundo ele, o Brasil estaria abandonando compromissos com direitos humanos, liberdade de expressão e eleições livres.

“Lula aprofundou-se em uma sequência de desastres diplomáticos antiamericanos — com declarações raivosas suas, de ministros e até da primeira-dama, além de aproximações deliberadas com regimes autoritários como China e Irã. Ignorando os alertas da administração Trump, insistiu na expansão dos BRICS e chegou a criticar os EUA por neutralizarem o programa nuclear iraniano, uma ameaça global”, afirma o documento.

O texto também acusa o STF, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, de perseguir opositores, jornalistas e o próprio Bolsonaro, julgado por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Também critica a recente decisão da Corte que determinou que plataformas digitais podem ser responsabilizadas por conteúdos publicados por usuários, medida vista por Eduardo como “um ataque direto à liberdade de expressão com consequências globais”.

Para o deputado licenciado, a tarifa anunciada por Trump reflete o entendimento de que Moraes age com o respaldo do “establishment político, empresarial e institucional” brasileiro, que também deveria arcar com as consequências.

“Por isso, a partir de 1º de agosto, empresas brasileiras que desejarem acessar o maior mercado consumidor do planeta estarão sujeitas ao que se pode chamar de ‘Tarifa-Moraes’”, afirmou.

Por fim, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo pedem que o Congresso aprove uma anistia ampla aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Internautas reagem à postura de Eduardo Bolsonaro

Nas redes sociais, usuários criticaram a postura de Eduardo Bolsonaro. Vários perfis, tanto de direita como esquerda, apontaram que a fala não condiz com o patriotismo tanto defendido pela família Bolsonaro durante a passagem pela presidência e campanhas eleitorais.

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Advertisement

Veja também

Famosos

O cantor sertanejo Mariano, que faz dupla com Munhoz, assustou os fãs nesta segunda-feira (19) ao revelar que precisou ser encaminhado a um hospital...

Famosos

O cantor Xanddy Harmonia foi internado às pressas nesta segunda-feira (19), em Salvador, após apresentar um quadro agudo de saúde. A informação foi confirmada...

Realities

Cena inesperada no banheiro viralizou nas redes sociais e rendeu elogios ousados ao biólogo de 33 anos.

Música

Os shows do BTS no Brasil pela turnê mundial Arirang sofreram alterações nas datas, conforme atualização divulgada no site oficial da turnê. A mudança...

Famosos

O ator Thiago Martins virou assunto nas redes sociais neste domingo (18) após compartilhar um vídeo descontraído em que aparece dançando e exibindo toda...

Famosos

A atriz Kianna Underwood, ex-estrela infantil da Nickelodeon, morreu após ser vítima de um atropelamento seguido de fuga em Nova York, na manhã da...

Realities

Clima esquentou na estreia das comemorações do reality; cantora reagiu ao momento e surpreendeu participantes ao surgir do céu.

Famosos

A cantora Anitta conquistou uma importante vitória no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ao impedir que uma empresa farmacêutica utilizasse a grafia “Anitta”...