Connect with us

Hi, what are you looking for?

Televisão

Paulo Miklos, Di Ferrero e mais famosos comentam atitudes machistas em nova fase da campanha da MTV contra violência e desigualdade de gênero

A MTV e a Plan International acabam de anunciar nova fase da campanha para “Para e Pensa – A Desigualdade de Gênero Também é Problema Seu”. ‘Eu Assumo’ traz, a partir de hoje, pílulas com confissões sinceras de comportamentos sexistas de nomes como Paulo Miklos, Di Ferrero, Fred Desimpedidos, Caue Moura Rômulo Delgado (Homem em Construção) e Rafa Vieira (De Férias Com o Ex Brasil e Amor e Ódio: Acashore) . Os depoimentos serão exibidos na TV e nas redes sociais da MTV.

‘Eu Assumo’ irá reunir, além dos nomes citados acima, vários depoimentos de homens e mulheres (famosos e audiência) que assumem a responsabilidade por comportamentos sexistas. E se arrependem.

Confira trechos dos depoimentos:

Quais atitudes anti-machistas você se compromete a a fazer daqui pra frente?

“O primeiro princípio é não atrapalhar. É parar de fazer piada, não menosprezar o esporte feminino. Conheço muitos homens que nunca assistiram a um jogo de futebol feminino e falam que é sem graça”, Fred Desimpedidos.
“Romper a maneira de fazer sempre as mesmas coisas. Aquilo de estar sempre entre os homens, com os brothers. É justamente o que leva a essa situação de exclusão”, Paulo Miklos .

Lembra uma vez que você foi machista?

“Há um costume aqui no Carnaval do homem se vestir de mulher. E eu vi que quando eu me fantasiava de mulher era de uma maneira pejorativa. Eu não estava sendo um aliado da igualdade de gênero. Eu estava colocando mais fogo e alimentando o patriarcado”, Rômulo Delgado.

“Eu era machista pra caramba e não percebia. Eu falava a real para não iludir. Dizia: não vou ficar junto, só estou curtindo… E a menina me perguntou: porque você está falando isso? Você acha que eu quero ficar junto? Na hora, mudou uma chavinha na minha cabeça”, Di Ferrero.

E você? Já fez algo machista de que se arrependeu?

“Eu tenho toda certeza de que já reproduzi muita injustiça e já falei muita merda. Aliás, todos os meus vídeos de 2014 para trás, eu tirei do ar pra não ter que filtrar tanta coisa – porque eu sabia que era coisa demais. E eu parei de divulgar esse passado, parei de passar para frente”, Caue Moura .

“Já disse frases que, se eu me escutasse hoje em dia, seria o primeiro a me repreender. Por exemplo, ‘nada contra, eu só não curto afeminado’. A mesma coisa em relação à transfobia. Já fui transfóbico no passado, antes de ampliar minhas visões. Já cheguei a tecer elogios ‘nossa, mas você é linda, nem parece trans’, como se a pessoa parecer trans fosse algo negativo”, Rafa Vieira.

Para e Pensa

A campanha Para e Pensa tem como objetivo aquecer as discussões sobre desigualdade de gênero na região, além de envolver e incentivar os jovens nesta causa. O objetivo é alertar não apenas as mulheres, mas a sociedade em geral, para esse problema que a pertence a todos. “Para e Pensa” está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 5 que diz: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas “.

A campanha tem diversas ações multiplataforma que compartilham mensagens positivas e reconhece, os esforços de quem está fazendo a diferença na luta pela igualdade de gênero. Dentre elas, vídeos informativos exibidos no canal de TV, posts nas redes sociais e lista de transmissão de conteúdo via Whatsapp para quem estiver interessado em receber o conteúdo, em primeira mão. Para fazer parte dessa comunidade basta acessar o grupo através do QR Code que ficará fixo na tela durante a exibição da campanha.

Para e Pensa foi lançada em 8 de março, quando a programação do canal foi invadida por depoimentos de mulheres que são destaque em seus países, intervenções gráficas com frases sobre a violência contra as mulheres e um QR Code fixo na tela levava a audiência ao Instagram da MTV, para acompanhar um carrossel com imagens desta iniciativa e também com a explicação do mote da campanha.
A campanha Para e Pensa não leva em consideração quem é de direita, centro ou esquerda, a questão levantada está acima de qualquer conversa partidária. Tampouco importa a religião, crenças, gostos ou convicções, o que importa é combater as agressões contra as mulheres, em todas as suas formas. E esse é um problema de todes.

Violência em tempos de distanciamento social

Dados levantados pela Plan International retratam uma triste realidade: enquanto o isolamento social segue sendo muito importante para prevenir a disseminação da COVID-19, ficar em casa coloca mulheres e meninas em risco e tem como consequência o aumento a violência doméstica, além de afastá-las da educação, de serviços de proteção e da comunicação com meio externo via redes sociais. Segundo a Plan International, a América Latina possui os maiores índices de violência de gênero do mundo. Ainda segundo a ONG, até este momento, 743 milhões de meninas estão sem acesso à educação. Tal cenário reduz a oportunidade de desenvolvimento e contribui com o aumento da disparidade de gênero no futuro. Uma menina com educação defasada tem três vezes mais chances de se casar enquanto ainda é criança e torna-se também mais vulnerável. De acordo com a Plan International, se a orientação para ficar em casa perdurar até o fim do ano, 31 milhões de meninas e mulheres enfrentarão violência de gênero.

 

Written By

Diego Cartaxo é radialista, jornalista e empreendedor digital. Com trajetória marcada pela inovação na comunicação e no entretenimento, é fundador e Editor-chefe do Portal POP Mais, hoje considerado um dos principais veículos independentes de cultura pop e variedades em crescimento no Brasil. Antes do site, trabalhou na TV Metrópole, onde atuou na reestruturação da marca e da programação da emissora.

Últimas notícias

Famosos

O cineasta americano Frederick Wiseman morreu aos 96 anos, em sua casa em Cambridge, Massachusetts, nesta segunda-feira (16). A informação foi confirmada por familiares...

Kleber Mendonça Filho homenageia Robert Duvall, que morreu aos 95 anos Kleber Mendonça Filho homenageia Robert Duvall, que morreu aos 95 anos

Famosos

Diretor brasileiro destaca legado do astro de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now.

morre Dana Eden morre Dana Eden

Famosos

Produtora israelense de 52 anos foi encontrada sem vida em hotel de Atenas enquanto acompanhava as gravações da 4ª temporada; polícia investiga o caso...

Após separação de Ivete Sangalo, Daniel Cady troca folia por pescaria no Carnaval Após separação de Ivete Sangalo, Daniel Cady troca folia por pescaria no Carnaval

Famosos

Nutricionista passa o feriado em meio à natureza, longe dos trios elétricos, mas ainda marca presença no circuito Barra-Ondina, em Salvador.

MC Davi - Foto: Reprodução/ Redes Sociais MC Davi - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Música

Da zona norte de São Paulo ao protagonismo no funk nacional, a trajetória de MC Davi é marcada por superação, influência do rap consciente.

Groover

A cantora, compositora e produtora taiwanesa L1Z, radicada em Los Angeles, vem se destacando na cena musical ao unir R&B e electro-pop com forte...

Veja também

Famosos

O Carnaval de Salvador segue reunindo celebridades e nomes conhecidos do público, e nesta sexta-feira (13) quem chamou atenção foi Bruna Marquezine. A atriz...

Famosos

O relacionamento de Sophie Charlotte e Xamã chegou ao fim mais uma vez. O casal, que se aproximou nos bastidores do remake de Renascer,...

Famosos

O clima de Carnaval tomou conta do Rio de Janeiro neste sábado (14), e entre os destaques da noite estiveram a atriz e apresentadora...

Realities

A Globo anunciou neste sábado (14) a desclassificação de Edilson do BBB 26 após um confronto com Leandro Boneco dentro da casa. Segundo comunicado...