Connect with us

Hi, what are you looking for?

Música

Prettos reafirmam missão de manter o samba vivo com o álbum “O Show Deve Continuar

Trabalho autoral chega às plataformas e ganha estreia ao vivo na Casa Natura Musical neste sábado (22), celebrando mestres como Fundo de Quintal e Beth Carvalho e fortalecendo o papel do Quintal dos Prettos na cena contemporânea.

Divulgação

A dupla Prettos, formada pelos consagrados irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, reconhecidos como dois dos grandes estandartes do samba na atualidade, apresenta ao público seu novo álbum autoral, “Prettos – O Show Deve Continuar”, já disponível em todas as plataformas. Neste sábado (22), os músicos sobem ao palco da Casa Natura Musical para apresentar o projeto ao vivo em um grande show de estreia.

Entre as 16 faixas inéditas do disco, destacam-se “Quem Amou, Mandou Dizer”, “No Show do Fundo”, “Poder da Palavra”, “Tô Seguindo” e “Te Encontrei”, composições que, segundo Magnu Sousá, “reafirmam a essência da dupla ao mesmo tempo em que apontam para novos caminhos artísticos”.

Desenvolvido em colaboração com a produtora Margareth Valentim, o projeto representa, nas palavras dos artistas, “um passo decisivo em nossa trajetória”. O título se mostra como uma verdadeira declaração da missão de manter viva a essência e a tradição do samba, sem abrir mão da inovação. Conhecidos por sempre trazer mensagens de resistência em suas músicas, desta vez o duo aposta em uma mensagem mais alegre e positiva.

“A gente quis fazer um álbum com instrumentação mais básica, de samba mesmo. Tudo foi gravado ao vivo, com pouco aparato, instrumentação enxuta, como uma verdadeira roda de samba tem que ser. As músicas são muito parecidas com as músicas que a gente canta no Quintal”, comentam os músicos.

A obra se destaca por sua diversidade temática, explorando com maestria diferentes vertentes do estilo. Como explica Maurílio de Oliveira, as canções percorrem “desde o amor, a fé, e a força da palavra até a alegria contagiante das rodas de samba”.

Para os artistas, “O Show Deve Continuar” transcende o conceito de simples produto musical, configurando-se como um poderoso gesto de resistência cultural. Com a partida de importantes expoentes do samba, a nova geração precisa fazer a roda girar. A faixa-hino que inspira o nome do disco – “O Show tem que Continuar”, do grupo Fundo de Quintal, faz mais sentido do que nunca. O nome do grupo, aliás, e sua famosa roda de samba, são diretamente homenageados no nome do projeto “Quintal dos Prettos”, em que o duo preserva a essência dessa manifestação cultural. A presença de saudosos ícones como Beth Carvalho, Arlindo Cruz e tantos outros permanece na rica herança musical que deixaram para nomes da nova geração como os Prettos.

O projeto Quintal dos Prettos, idealizado e desenvolvido pela dupla ao longo dos últimos anos, consolida-se neste novo trabalho como um dos principais legados artísticos dos irmãos. “O quintal representa muito mais que um espaço físico; é a materialização de nossa filosofia artística e nossa contribuição para a perpetuação do samba”, explica Maurílio. O espaço tem se firmado como importante polo de difusão e preservação da cultura sambista na cena musical contemporânea.

“Este trabalho é nossa forma de homenagear os grandes mestres que nos antecederam e de passar adiante o legado do samba”, reflete Magnu. O título do álbum sintetiza o compromisso do grupo com a continuidade da tradição, funcionando como um testemunho de que “o samba deve e precisa continuar vivo em todas as gerações”.

Como músicos e amantes do samba, os Prettos temem que o gênero fique órfão, diluído em algo que já nem pareça mais samba. Tanto os projetos da dupla, quanto a celebrada roda de samba Quintal dos Prettos, existem para empunhar uma bandeira de resistência.

O lançamento do álbum será marcado por uma série de apresentações especiais que prometem oferecer ao público “uma experiência musical bem divertida e inesquecível”. O repertório dos shows incluirá a estreia das novas composições do álbum, intercaladas com um cuidadoso passeio pela trajetória da dupla. 

“Estamos preparando uma singela celebração desta nova fase”, adianta Magnu Sousá. “Cada show será uma demonstração prática de que o samba se renova a cada encontro, mantendo-se vivo e relevante. É nossa forma de mostrar que, acima de tudo, o show deve – e vai – continuar”, completa Maurílio.

SERVIÇO
PRETTOS | LANÇAMENTO DO DISCO – O SHOW DEVE CONTINUAR
Data: 22 de novembro, sábado
Abertura da casa: 19h30
Local: Casa Natura Musical – Rua Artur de Azevedo, 2134 – Pinheiros, São Paulo
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/110610/d/338282
Classificação: Livre

Written By

Diego Cartaxo é radialista, jornalista e empreendedor digital. Com trajetória marcada pela inovação na comunicação e no entretenimento, é fundador e Editor-chefe do Portal POP Mais, hoje considerado um dos principais veículos independentes de cultura pop e variedades em crescimento no Brasil. Antes do site, trabalhou na TV Metrópole, onde atuou na reestruturação da marca e da programação da emissora.

Veja também

Sticky Post

Ator foi visto ao lado de Fábio Audi após desfile na Sapucaí.

Música

A parceria entre os cantores representa a concretização de um plano que vinha sendo desenhado há algum tempo.

Famosos

Ator e diretor argentino estariam vivendo um romance.

Famosos

Disputa judicial envolve alegações de invasão de privacidade e liberdade de expressão.