O roteirista iraniano Mehdi Mahmoudian, um dos autores do longa Foi Apenas um Acidente, foi preso no último sábado (31), em Teerã, no Irã. O filme concorre ao Oscar de Melhor Filme Internacional e também disputa a categoria de Melhor Roteiro Original.
Mahmoudian foi detido ao lado de outros dois signatários de uma carta aberta que critica ações do governo iraniano, segundo informações divulgadas pela revista Variety.
Carta denuncia repressão e violência do Estado iraniano
O documento que motivou a prisão reúne 17 signatários, entre eles o cineasta Jafar Panahi, que já foi preso anteriormente sob acusação de fazer propaganda contra o governo do Irã.
Texto fala em “crime organizado de Estado”
Na carta, os autores denunciam uma série de abusos cometidos pelo regime iraniano durante uma onda de protestos contra representações religiosas no país. Um dos trechos afirma:
“O assassinato em massa e sistemático de cidadãos que saíram às ruas para pôr fim a um regime ilegítimo constitui um crime organizado de Estado contra a humanidade.”
O texto também cita o uso de munição real contra civis, prisões em massa, perseguições políticas e a obstrução de atendimento médico a manifestantes feridos.
Filme concorre ao Oscar e está em cartaz no Brasil
O roteiro de Foi Apenas um Acidente foi escrito em parceria por Mehdi Mahmoudian, Jafar Panahi, Nader Saïvar e Shadmehr Rastin.
Enredo aborda repressão do regime iraniano
O longa acompanha a história de quatro ex-condenados pelo regime iraniano que acreditam ter identificado o homem que os torturou no passado. A produção está atualmente em exibição nos cinemas brasileiros e tem recebido destaque internacional por seu conteúdo político e humanitário.
Jafar Panahi repudia prisão e presta solidariedade
Após a prisão de Mahmoudian, Jafar Panahi publicou um comunicado emocionado em suas redes sociais, no qual relata a relação pessoal e profissional com o roteirista.
“Conheci Mehdi na prisão”, diz Panahi
No texto, o diretor conta que conheceu Mahmoudian quando ambos eram presos políticos e destaca o papel humanitário do colega dentro do sistema carcerário.
“Mehdi se destacava pela serenidade e por um raro senso de responsabilidade em relação aos outros. Tornou-se um apoio silencioso dentro da prisão”, escreveu.
Panahi revelou ainda que convidou Mahmoudian para colaborar no roteiro do filme justamente por sua experiência direta com o sistema judiciário e prisional iraniano.
Prisão confirmada pela BBC Persian
Segundo o diretor, a prisão foi confirmada oficialmente pela BBC Persian, que informou que Mahmoudian foi detido junto com Abdollah Momeni e Vida Rabbani.
“Mehdi Mahmoudian não é apenas um ativista de direitos humanos; ele é uma presença ética rara — cuja ausência é sentida imediatamente”, concluiu Panahi.
Caso reacende debate sobre repressão no Irã
A prisão do roteirista ocorre em meio ao reconhecimento internacional do cinema iraniano e reforça denúncias de perseguição a artistas, intelectuais e ativistas no país. Organizações de direitos humanos acompanham o caso, que já repercute amplamente no meio cultural internacional.










































