Entrevistas

Entrevista | Marc Yann abre o jogo sobre carreira e novo single: “Estou aqui para cantar o que incomoda”

Por Diego Cartaxo |

Entrevista | Marc Yann abre o jogo sobre carreira e novo single: “Estou aqui para cantar o que incomoda”
Marc Yann – Foto: Divulgação

Marc Yann é daqueles artistas que gosta de se envolver em todos os processos de criação de uma música. Da composição à mixagem, o cantor literalmente “dá o nome” em todas as etapas. Não foi diferente com “VOCÊ QUER?”, seu novo single lançado na semana passada.

A novidade tem composição e produção do próprio Marc, que também assina a direção do projeto audiovisual, que teve cenas gravadas em São Paulo.

A veia artística do cantor começou bem cedo. Quando criança, já transformava as bacias e potes da mãe em bateria, mas foi o caminho das teclas e letras que o jovem sonhador nascido no Paraná seguiria.

Aprendendo teclado e canto muito cedo, começou a rabiscar suas primeiras canções originais inspiradas em Lady Gaga, Britney Spears e Kerli. Referências que vemos até hoje em seus trabalhos.

Sobre sua carreira, Marc Yann falou com exclusividade para o POP Mais e abriu o jogo sobre como tudo começou. “Comecei bem poc (gíria usada para afirmar que um homem é afeminado) cantando em corais religiosos kkkkk depois disso, me encantei pela música e fui aprender teclado e piano. Com o tempo, percebi que queria criar minhas próprias coisas e fui encontrar um caminho dentro do mundo da música pop. Em 2016, lancei minha primeira música oficial, depois de alguns projetos de testes, e de lá pra cá, tenho plantado sementes, fazendo um passo de cada vez, experimentando, errando, vivendo e gerenciando minha própria carreira de maneira livre e focado em criar um bom repertório para os corações que me escutam”, disse ele.

Marc Yann – Foto: Divulgação

O jovem paranaense também é formado em jornalismo, profissão que o ajuda no gerenciamento da própria carreira desde cedo. Após decepções amorosas que o fizeram questionar suas decisões duvidosas, o artista multiplataforma lançou em 2015 o livro de contos e crônicas chamado: “O Garoto do Coração de Porcelana”, como forma de encontrar um novo jeito de se conectar com outros corações partidos do universo.

Com essa pegada romântica, logo veio o seu primeiro EP “Cartas Para Charles” cheio de sofrências e revelações pessoais sobre relacionamentos abusivos que vivenciou no passado. Em 2019 lançou o álbum “Sem Lágrimas”, de onde foram foram extraídos 10 clipes totalmente idealizados, roteirizados e dirigidos por Marc Yann, são eles: “Florescer”, “Bem Lá”, “Sem Lágrimas”, “Desculpa”, “Vem no Grude”, “Teste Oral”, “Ritual (Versão Português)”, “Ritual (Versão Inglês)” e “Não Quero Crush” e “Florescer (Remix)”, cada um abordando uma estética visual diferente mostrando vertentes criativas alternativas do cantor.

Nova Fase

Com mais de 500 mil reproduções acumuladas nas plataformas digitais, e com ampla experiência em gerenciar suas próprias produções, agora Marc Yann dá o start em mais uma fase. “VOCÊ QUER?” é a porta de entrada dessa nova etapa, que o artista define como “mais vulnerável, ácida, divertida”.

A sensibilidade empregada nas letras de suas músicas já se tornou uma de suas marcas. A nova fase deixa isso ainda mais evidente. “Estou aqui para cantar o que incomoda, o que não é visto, o que é deixado de lado, mesmo que isso seja bom ou ruim”, conta o artista.

Amor em meio ao caos

O novo clipe de Marc Yann teve cenas gravadas em São Paulo, mas não por acaso. “VOCÊ QUER?” foi escrita dentro do carro, enquanto Marc voltava para o aeroporto ao lado da pessoa que inspirou a música.

Foi ali, em meio ao caos da maior metrópole brasileira, que o artista se apaixonou após um longo período. “Isso me fez ver o quanto esse sentimento deixa a gente leve e sensível, ainda mais, eu sendo um garoto do interior vivendo o sonho de furar a bolha da própria cidade”, conta Yann.

“O clipe é exatamente sobre esse sentimento avassalador da paixão. Até por isso, começo o vídeo deitado no meio da Paulista”, adicionou.

“Sempre falo de amor nos meus trabalhos, e dessa vez, tô abrindo o primeiro capítulo de como me senti um trouxa apaixonado e que não tem problema nenhum se permitir viver novas aventuras. Espero que as pessoas sintam-se assim comigo curtindo essa música”, finaliza Marc.