No dia 22 de setembro, às 17 horas, a Casa de Cultura Freguesia do Ó receberá uma apresentação especial do cantor e compositor Fabricio Mascate. Em um show gratuito, Fabricio irá interpretar as faixas de seu primeiro álbum, “Flor e Ser” (que será lançado em 2024), que mistura com maestria estilos como música erudita, caipira, baião e xote. A Casa de Cultura, localizada no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215, em São Paulo, será o palco desse evento, que também contará com a participação especial da cantora Gabriellê.
“Vou levar a banda quase completa, o som será idêntico ao gravado no disco, o que me deixa muito satisfeito”, conta Fabricio. Este será o primeiro de três shows planejados para o segundo semestre de 2024, e o lançamento do álbum “Flor e Ser” acontecerá ainda este ano. Todas as apresentações contam com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Programa de Ação Cultural – ProAC.
Fabricio Mascate vem trabalhando nas dez faixas de “Flor e Ser” desde antes do período pandêmico, voltando a se apresentar ao vivo após muito tempo de maturação artística. Subir aos palcos novamente aquece a relação do cantor com a cena independente paulistana e brasileira. “Eu estou nutrido por conta disso, de sempre acreditar no trabalho autoral das pessoas. Eu frequento o Samba do Congo, shows de amigos e será bom estar mais ativo na cena como artista e não só como público”, reflete.
O repertório autoral expressa o universo pessoal do músico, homem negro que nem sempre sonhou viver da música. O cenário do palco também contribuirá para contar essa história. Ornamentado por pinturas em aquarela, a ideia é proporcionar uma exposição viva e interativa, conectando a música à arte e dialogando com os temas de frutificar e florescer.
Sobre | Fabricio Mascate
Fabricio Mascate é músico, compositor, professor e produtor cultural. Nascido em Pirituba, bairro da periferia de São Paulo, começou sua trajetória aos 12 anos, quando iniciou seus estudos de violão. Posteriormente, formou-se como Técnico em Regência e Canto Coral pela ETEC de Artes e também pela Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, onde cursou violão popular.
Além de compositor, Fabricio está em diversas frentes artísticas. Como produtor cultural e professor de música, atua no projeto Samba do Gaiato, roda de samba que une apresentações e oficinas de instrumentos musicais gratuitas, servindo de introdução a músicos que estão se profissionalizando na área artística; já como cineasta, conta com experiência em direção de seus videoclipes e de documentários, no projeto FAI – Festival Afro e Indígena, onde entrevista músicos independentes e ativistas, trazendo diálogos a respeito de suas trajetórias e lutas.
Em seu trabalho autoral, Fabricio navega por diferentes gêneros musicais, trazendo um pouco de cada um deles para si. Nas canções, é possível encontrar música instrumental, música popular brasileira, samba e música erudita. Fabricio também busca trazer diversidade em suas letras ao tratar sobre temas inerentes ao cotidiano, indo de relacionamentos amorosos à histórias de sua avó. O músico aborda muito da fusão da MPB com a música clássica, sempre através de uma linguagem contemporânea.
Seu primeiro disco independente, intitulado “Flor e Ser”, começou a ser produzido por Fabricio em 2017, e chega às plataformas em 2024. O projeto conta com as participações especiais de Mestrinho, Socorro Lira, Gabriellê, Thiago Abdalla, João Paulo Amaral e Deborah Castolline, e já possui dois singles disponíveis, “Bença, Dindinha Lua!“, em parceria com Mestrinho e João Paulo Amaral e “Durma em Paz“, em parceria com Gabriellê.
SERVIÇO –
Show “Fabricio Mascate canta Flor e Ser” na Casa de Cultura Freguesia do Ó
Quando:22 de setembro,
Horário: às 17 horas
Onde: Casa de Cultura Freguesia do Ó
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 –
Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02925-040
FORMAÇÃO DA BANDA
Fabricio Mascate – Voz e Violão
Fernanda Cunha – Flauta Transversal
João Carlos – Violino
Danilo Vicente – Viola Caipira
Participação especial: Gabriellê