Música

Fabricio Mascate aquece público para lançamento de seu primeiro álbum com show na Casa de Cultura da Freguesia do Ó, em São Paulo

Trabalho já possui duas faixas disponíveis, “Bença, Dindinha Lua!“, em parceria com Mestrinho e João Paulo Amaral e“Durma em Paz“, em parceria com Gabriellê.

Fabricio Mascate aquece público para lançamento de seu primeiro álbum com show na Casa de Cultura da Freguesia do Ó, em São Paulo
Foto: Wallace Domingues

No dia 22 de setembro, às 17 horas, a Casa de Cultura Freguesia do Ó receberá uma apresentação especial do cantor e compositor Fabricio Mascate. Em um show gratuito, Fabricio irá interpretar as faixas de seu primeiro álbum, “Flor e Ser” (que será lançado em 2024), que mistura com maestria estilos como música erudita, caipira, baião e xote. A Casa de Cultura, localizada no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215, em São Paulo, será o palco desse evento, que também contará com a participação especial da cantora Gabriellê.

“Vou levar a banda quase completa, o som será idêntico ao gravado no disco, o que me deixa muito satisfeito”, conta Fabricio. Este será o primeiro de três shows planejados para o segundo semestre de 2024, e o lançamento do álbum “Flor e Ser” acontecerá ainda este ano. Todas as apresentações contam com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Programa de Ação Cultural – ProAC.

Fabricio Mascate vem trabalhando nas dez faixas de “Flor e Ser” desde antes do período pandêmico, voltando a se apresentar ao vivo após muito tempo de maturação artística. Subir aos palcos novamente aquece a relação do cantor com a cena independente paulistana e brasileira. “Eu estou nutrido por conta disso, de sempre acreditar no trabalho autoral das pessoas. Eu frequento o Samba do Congo, shows de amigos e será bom estar mais ativo na cena como artista e não só como público”, reflete.

O repertório autoral expressa o universo pessoal do músico, homem negro que nem sempre sonhou viver da música. O cenário do palco também contribuirá para contar essa história. Ornamentado por pinturas em aquarela, a ideia é proporcionar uma exposição viva e interativa, conectando a música à arte e dialogando com os temas de frutificar e florescer.

Sobre | Fabricio Mascate

Fabricio Mascate é músico, compositor, professor e produtor cultural. Nascido em Pirituba, bairro da periferia de São Paulo, começou sua trajetória aos 12 anos, quando iniciou seus estudos de violão. Posteriormente, formou-se como Técnico em Regência e Canto Coral pela ETEC de Artes e também pela Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, onde cursou violão popular.

Além de compositor, Fabricio está em diversas frentes artísticas. Como produtor cultural e professor de música, atua no projeto Samba do Gaiato, roda de samba que une apresentações e oficinas de instrumentos musicais gratuitas, servindo de introdução a músicos que estão se profissionalizando na área artística; já como cineasta, conta com experiência em direção de seus videoclipes e de documentários, no projeto FAI – Festival Afro e Indígena, onde entrevista músicos independentes e ativistas, trazendo diálogos a respeito de suas trajetórias e lutas.
Em seu trabalho autoral, Fabricio navega por diferentes gêneros musicais, trazendo um pouco de cada um deles para si. Nas canções, é possível encontrar música instrumental, música popular brasileira, samba e música erudita. Fabricio também busca trazer diversidade em suas letras ao tratar sobre temas inerentes ao cotidiano, indo de relacionamentos amorosos à histórias de sua avó. O músico aborda muito da fusão da MPB com a música clássica, sempre através de uma linguagem contemporânea.

Seu primeiro disco independente, intitulado “Flor e Ser”, começou a ser produzido por Fabricio em 2017, e chega às plataformas em 2024. O projeto conta com as participações especiais de Mestrinho, Socorro Lira, Gabriellê, Thiago Abdalla, João Paulo Amaral e Deborah Castolline, e já possui dois singles disponíveis, “Bença, Dindinha Lua!“, em parceria com Mestrinho e João Paulo Amaral e “Durma em Paz“, em parceria com Gabriellê.

SERVIÇO –
Show “Fabricio Mascate canta Flor e Ser” na Casa de Cultura Freguesia do Ó
Quando:22 de setembro,
Horário: às 17 horas
Onde: Casa de Cultura Freguesia do Ó
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 –
Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02925-040

FORMAÇÃO DA BANDA
Fabricio Mascate – Voz e Violão
Fernanda Cunha – Flauta Transversal
João Carlos – Violino
Danilo Vicente – Viola Caipira
Participação especial: Gabriellê