Encorpando o EP recém lançado, ‘Segundo Ato’, o 2DE1 expande os significados do novo trabalho com o lançamento do videoclipe de “Sin Perder La Ternura Jamás”, faixa que funciona como um emblema do trabalho mais recente.
“O clipe de ‘Sin Perder La Ternura Jamás’ é um clipe que a gente está ansioso demais para mostrar porque é quase como um abraço, importante mesmo pra gente nesses tempos”, conta Felipe Soares, declaração que é confirmada pela harmonia climática da melodia e romantismo da letra.
‘Segundo Ato’ é a continuação direta do trabalho anterior da dupla, ‘Emersão’. As três faixas que compõem o EP conduzem o ouvinte para a mudança de perspectiva proposta no lançamento anterior. “Sin Perder La Ternura Jamás” funciona como uma assinatura do EP. “Essa faixa, ela nasce da vontade da gente de falar sobre um sentimento que ficava latejando na nossa cabeça que é ‘como é que faz pra gente seguir lutando, construir força pra seguir junto’, e isso em meio a um monte de coisa, que é trabalho, família , sociedade, limpar a casa enquanto dá um suporte para um amigo”, reflete Felipe. “Acho que a gente queria falar sobre cansaço e essa música veio como um abraço de reencontro com a fé, com a esperança que com abraço a gente consegue descansar também e se encher de força para seguir construindo”, explica Fernando com concordância terna de Felipe.
O clipe de ” Sin Perder La Ternura Jamás” tem direção de Guilherme Yoshida e direção de arte de Kim Olivier, que mostram sintonia com os gêmeos para traduzir as sensações da composição. “A gente chamou o Yoshida e o Olivier para conversar e construir esse clipe com a gente e não podia ter sido melhor. Ele passa isso tudo, ternura, acolhimento e eles conseguiram imprimir essa doçura potente que estão expressas na letra da música e na citação do Che Guevara que é o título da faixa”, explica Felipe ficou responsável pela produção executiva do vídeo.
As influências da música negra brasileira ecoam por todo o novo EP, fortalecendo o pop já bem resolvido do 2DE1. “Sin perder La Ternura Jamás”, usa a referência revolucionária da icônica frase de Che Guevara para entoar amor e escoar aos ouvidos atentos ainda mais ternura.
Sobre 2DE1
Gêmeos nascidos em Santos (SP), Fernando e Felipe vivenciaram a música desde a infância, quando começaram a se apresentar em programas de calouros aos 13 anos. Em 2014, aos 23, o duo se aventurou em um EP autoral gravado em casa, mas foi em 2017 que lançaram o primeiro álbum, ‘Transe’, pelo selo Freak, que conta com artistas como Márcia Novo e Garotas Suecas.
O álbum se destacou e alavancou o duo para novos palcos da cena autoral, passando por festivais como CRIA e MVF em São Paulo e FIMS em Curitiba. Em 2018, participaram da coletânea promovida pela Lab Fantasma + Levi’s, sendo um dos oito artistas a gravar e lançar uma música inédita no projeto.
Em 2019, o duo foi convidado a fazer parte do festival ‘MIL’ em Lisboa, e do ‘Psicotrópicos’ em Berlim, finalizando a tour do álbum. O 2DE1 passou então a gravar seu segundo disco, lançado no final de 2019, Ferida Viva, que trouxe a participação de Jup do Bairro e Natália Noronha.
Com os planos de viajar com o show interrompidos, o duo chegou a fazer apresentações virtuais, como no festival ‘Where the Music Meets’ de Lisboa, e ‘Formemus’ de Vitória, mas voltou seus esforços para compor e gravar o novo EP, ‘Emersão, ‘ lançado entre junho e setembro de 2021, que levou o duo para palcos relevantes como ‘RIO2C’ no Rio de Janeiro, ‘Studio SP’ e ‘Blue Note SP’ em São Paulo. Agora, num período de transição de fase no cenário político do país, o 2DE1 se prepara para lançar “Segundo Ato”, novo EP que funciona como obra complementar ao trabalho anterior.