Televisão

Jornalista processa “Faustão na Band” por suposto plágio e pede indenização milionária

Por Redacão |

Jornalista processa “Faustão na Band” por suposto plágio e pede indenização milionária
O apresentador Fausto Silva tem 73 anos de idade – Foto: Reprodução

Além de ter que lidar com a baixa audiência, Faustão agora tem um novo problema em seu programa. A jornalista Patrícia de Morais está processando a Band por um suposto plágio de seu projeto The Best Brasil que teria sido incorporado no “Faustão na Band” sem sua permissão. As informações são da jornalista de Fábia Oliveira.

Ela alega que o quadro “Hora da Decisão” seria uma ideia da comunicadora, que havia apresentado todo o conceito da competição sertaneja ao canal em dezembro de 2021.

Na época, os representantes da Band chegaram a afirmar que “o projeto se encaixava perfeitamente nas necessidades da emissora” e já estavam atrás de patrocinadores. Porém, as negociações com ela não avançaram. Pouco tempo depois ela descobriu o plágio.

Patrícia de Morais tentou acordo com a emissora, que afirmou que não tinha nada a ver com a situação. Mais tarde, o canal resolveu responsabilizar e afirmou que a jornalista não seria prejudicada – acontece que depois disso o contato com ela foi cortado.

A ação judicial já foi registrada e, caso a Band seja condenada, a jornalista pode embolsar R$ 10 milhões por danos materiais e morais.

Crise de audiência e demissão em massa

A ida de Faustão para a Band gerou grandes expectativas, porém, seis meses após sua estreia na emissora, o programa enfrenta uma crise de audiência e passará por mudanças drásticas.

Com uma média chegando a míseros 3,5 pontos em junho na Grande São Paulo, segundo o Kantar Ibope, o programa não conseguiu sustentar a popularidade e até alguns patrocínios foram encerrados por não apresentar o retorno esperado.

A crise na audiência com Faustão já atinge o setor financeiro da Band, com o cancelamento dos contratos de anunciantes. Com isso, o programa promoveu uma série de demissões para tentar “parar a sangria” do caixa da emissora. Saiba tudo aqui.