A Globo não espancou das mãos dos ataques cibernéticos e sofreu tentativa de hackers nos dias 1° e 2 de outubro, período em que a emissora estava na cobertura do primeiro turno das eleições em todo o Brasil.
Segundo informações do site Notícias da TV, a emissora carioca conseguiu intervir, e impediu o acesso dos criminosos ao sistema de operações do canal e ao acervo digital. O dia do ataque coincide com o dia em que a Globo havia planejado uma ampla cobertura do pleito deste ano.
O ataque afetaria duas grandes frentes da Globo: o Jornalismo e o Entretenimento. Técnicos detectaram movimentos estranhos e impediram que o sistema fosse afetado em um dia chave para o canal.
Eficácia
Desde 2018, a Globo investe em tecnologias de segurança, algo que vem surtindo efeitos, a exemplo da tentativa de ataque cibernético sofrida pela emissora, dentre outros casos. Parcerias seguem sendo feitas para troca de informações, dentre elas está o Google.
Os profissionais foram avisados que qualquer movimentação fora do normal fosse informada aos superiores para evitar danos para a Globo.