Filmes & Séries

Miro Malacrida do InstaCinefilos faz balanço sobre favoritos ao Oscar 2022: “termômetro para definir os vencedores”

Por Diego Cartaxo |

Miro Malacrida do InstaCinefilos faz balanço sobre favoritos ao Oscar 2022: “termômetro para definir os vencedores”
Foto: Divulgação

A 94.ª edição do Oscar está prestes a acontecer e uma lista de filmes estreados entre janeiro e 31 de dezembro de 2021 concorrem a estatueta mais cobiçada da indústria cinematográfica. Para conhecermos mais sobre os favoritos do público e da crítica, o publicitário dono da página Insta Cinéfilos, que acumula mais de 1 milhão de seguidores, fez um balanço sobre o desempenho das produções em outras grandes premiações e falou sobre suas expectativas em relação aos nomeados.

“Com a chegada do Oscar, algumas outras premiações que vem antes dele, muitas vezes servem de termômetro para definir os vencedores. Esse é o caso do BAFTA (British Academy Film Awards) e o Critics Choice Awards. Muitas vezes esses prêmios acabam servindo como guia para definir os preferidos dos críticos aos prêmios do Oscar.” explica Miro.

Veja também

Ele também comenta um pouco sobre o que achou de alguns dos queridinhos pela crítica.

“Ataque dos Cães com certeza é um destaque esse ano. O filme da Netflix lidera com 12 indicações e venceu como Melhor Filme e Melhor Direção tanto no BAFTA quanto no Critics Choice. Dessa forma, acredito que o longa tem grandes chances de vencer também essas 2 categorias no Oscar.” conta.

Além disso, ele pontua: “Vale ressaltar que a diretora Jane Campion é a primeira mulher indicada 2 vezes na categoria de Melhor Direção. A primeira indicação aconteceu em 1994 por O Piano. Agora, em 2022, Jane tem a chance de conquistar a primeira estatueta na categoria. Ela é a única mulher dos 5 indicados.”

“Eu fiquei encantado e emocionado com “No Ritmo Do Coração”, filme que está disponível no Amazon Prime Video, ele conta a história de uma menina que é apaixonada por música e por cantar no meio de uma família toda surda. Acredito que o favoritismo do Troy Kotsur como Melhor Ator Coadjuvante vem forte, e quem sabe também como Melhor Roteiro Adaptado. Já “Duna” é um filme grandioso que parece não ter conquistado tanto os críticos nas categorias principais. Dessa forma, acredito que o longa possa levar algumas das categorias técnicas.”

“Amor, Sublime Amor é um filme que me encantou com a riqueza das músicas e as grandes cenas de dança. Ariana DeBose, indicada como Melhor Atriz Coadjuvante, é a favorita pro prêmio. Com sua incrível performance nas cenas de dança, a atriz já levou 2 prêmios nessa mesma categoria no BAFTA e também no Critics Choice. Já como Melhor Ator, acredito que o favoritismo está com Will Smith por King Richard: Criando Campeãs. O ator carrega o filme todo nas costas com sua incrível performance e já levou também 2 prêmios nessa mesma categoria, tanto no BAFTA quanto no Critics Choice.”

“Na categoria de Melhor Atriz, acredito que o Jessica Chastain em Os Olhos de Tammy Faye tenha grandes chances, já que a atriz levou um prêmio na mesma categoria no Critics Choice. Queria também fazer uma menção de Melhor Figurino que acredito que ficará com Jenny Beavan por Cruella. A figurinista já levou 2 estatuetas por Mad Max: Estrada da Fúria, de 2015, e Uma Janela para o Amor, de 1985. Jenny criou mais de 45 looks para a personagem no longa e acredito que merece o favoritismo mais uma vez. Mas em geral, será que podemos esperar alguma surpresa esse ano? Eu aposto que sim.” completa.