No próximo dia 27, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizará uma audiência pública para debater a proteção das religiões de matriz africanas e os impactos dos hábitos que possam violar o patrimônio histórico e cultural dessas tradições.
Conforme o Terra, o encontro acontece após a cantora Claudia Leitte ter alterado a letra de sua música Caranguejo em suas apresentações, trocando o nome de Yemanjá, um orixá, pelo termo “Yeshua” – como algumas correntes cristãs se referem à figura de Cristo.
Agendada para às 14 horas na sede do MP, em Salvador, o debate tem como intuito discutir medidas preventivas nos setores da cultura, educação e legislação para assegurar o respeito às comunidades afro-brasileiras, com ênfase nos povos de terreiros.
A ação acontece após a instauração do inquérito civil pelo MP-BA com a denúncia formalizada pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro). As investigações devem apurar possíveis danos morais causados pela modificação da canção da artista.