Após mais de duas décadas, a franquia A Múmia dos anos 2000 está prestes a ganhar uma nova sequência. Brendan Fraser e Rachel Weisz, que interpretaram Rick e Evelyn O’Connell nos filmes originais, estariam em negociações com a Universal para retornar aos personagens em um novo longa dirigido pelo coletivo Radio Silence (Casamento Sangrento), formado por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett.
Embora o estúdio ainda não tenha confirmado oficialmente o projeto, fontes do Deadline e do The Hollywood Reporter indicam que o roteiro ficará a cargo de David Coggeshall (A Libertadores). Segundo as mesmas fontes, o novo filme irá ignorar os acontecimentos de A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008), terceiro filme da trilogia, que não contou com a presença de Weisz devido à maternidade.
O veterano Sean Daniel, produtor da trilogia original, voltará à produção, enquanto a Project X Entertainment, parceira frequente do Radio Silence, também estará envolvida no desenvolvimento do longa.
Lançado em 1999, A Múmia acompanhava a egiptóloga Evelyn O’Connell e o aventureiro Rick O’Connell em uma jornada pelo Egito em busca de uma relíquia lendária, até que despertam acidentalmente um antigo feiticeiro do faraó. A sequência de 2001 manteve a dupla, enquanto o terceiro filme, de 2008, trouxe Maria Bello no papel de Evelyn, com Rick e Evelyn aposentados e seu filho envolvido em uma antiga maldição chinesa. A ausência de Weisz foi um dos pontos criticados pelos fãs e pela crítica.
Em 2017, a Universal tentou relançar a franquia com Tom Cruise, Russell Crowe e Sofia Boutella, em uma nova versão de A Múmia, mas o filme não atingiu o sucesso esperado, arrecadando US$ 409 milhões contra um orçamento estimado entre US$ 125 e 195 milhões, levando o estúdio a abandonar o projeto de universo compartilhado de filmes de terror, o Dark Universe.
O retorno de Fraser e Weisz coincide com o ressurgimento da carreira de Brendan Fraser, que nos últimos anos ganhou destaque com filmes como Patrulha do Destino, Assassinos da Lua das Flores e A Baleia, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator em 2023.
Até o momento, nenhum outro elenco foi confirmado, embora nomes icônicos como John Hannah, Arnold Vosloo e Patricia Velasquez, presentes nos primeiros filmes, possam ter participação.
Para os interessados em maratonar a franquia antes do novo lançamento, A Múmia (1999) está disponível no Prime Video, as sequências de 2001 e 2008 no Telecine, e a versão de 2017 em HBO Max, Netflix e Prime Video.