Nesta terça-feira (24), A academia anunciou os indicados para Oscar 2023 e não demorou muito para sentir a falta de alguns nomes que não tiveram destaques nas produções.
Dentre as principais categorias, como ‘Melhor Ator’ e ‘Melhor Atriz’, o Oscar deixou de fora artistas negros, e um dos nomes esperado era de Viola Davis que teve uma das melhores performances no filme ‘A Mulher Rei’.
Além de Viola, foi apontado a falta da presença de Danielle Deadwyler, estrela do longa ‘Till’, sendo outro nome de destaque da temporada de premiações. Já representantes masculinos, apontaram Will Smith, que venceu o prêmio de ‘Melhor Ator’ no Oscar 2022, mas sua atuação em ‘Emancipation’, ficou de fora.
‘Não! Não Olhe’, de Jordan Peele, o ator Daniel Kaluuya também foi descartado, tendo a produção somente indicado às categorias de ‘Melhor Edição de Som’ e ‘Melhores Efeitos Especiais’.
Vale ressaltar que no total de 93 edições do Oscar apenas uma mulher negra venceu o prêmio de ‘Melhor Atriz’, Halle Berry, em 2002. Já de ‘Melhor Ator’, apenas 5 homens negros venceram a categoria, sendo eles: Sidney Poitier, Denzel Washington, Jamie Foxx, Forest Whitaker e Will Smith.