Notícias

Papa Francisco apresenta infecção respiratória grave e Vaticano afirma que situação é “complexa”

Papa Francisco apresenta infecção respiratória grave e Vaticano afirma que situação é “complexa”
Foto: Reprodução

O papa Francisco está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e sua situação clínica é “complexa”, informou o Vaticano em um comunicado divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira (17).

“Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz a íntegra do boletim.

Ainda segundo a Santa Sé, o tratamento do pontífice, de 88 anos, que assumiu o posto em 2013, foi alterado após o diagnóstico e não há previsão de alta. Ele permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário. Mesmo com a mudança de tratamento, os médicos do pontífice já haviam ordenado repouso absoluto e o papa teve que desmarcar todos os seus compromissos.

Mais cedo, nesta segunda, um porta-voz do Vaticano disse que o papa estava em condição estável de saúde, que havia dormido bem durante a noite, havia tomado café da manhã e estava de “bom humor”. Ele não informou se Francisco voltou a apresentar febre como no início da internação. Segundo os boletins médicos divulgados pelo Vaticano, ela vinha diminuindo ao longo dos dias.

Porém, no fim de semana, mesmo hospitalizado, o papa continuou sua prática recente de fazer ligações para falar com membros de uma paróquia católica em Gaza, segundo informação da emissora italiana Mediaset. Este é o quarto dia de internação do pontífice, que sofre com a infecção no trato respiratório desde o início do mês.

Ele foi internado no hospital Gemelli, em Roma, na manhã de sexta-feira.