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Paulo Pimenta publica carta aberta sobre fake news contra Anitta: “A matemática não mente”

Paulo Pimenta publica carta aberta sobre fake news contra Anitta: “A matemática não mente”
Foto: Reprodução

Na véspera do lançamento do seu novo álbum, Anitta foi alvo de uma série de ataques na imprensa brasileira, com alguns veículos descredibilizando o sucesso da faixa “Envolver”. Folha, UOL e G1 se apoiaram em dados rasos para afirmar que o sucesso global da cantora, na verdade, é fruto do público brasileiro.

Na contramão da mídia local, publicações como The New York Times e a Variety teceram elogios à carreira da brasileira. Esta última, em matéria publicada hoje (12), elencou a brasileira, ao lado de Bad Bunny, entre outros, como os responsáveis pelo crescimento de 35% da receita de música na América Latina.

Em meio à todos os ataques, Paulo Pimenta, assessor de imprensa de Anitta há mais de 10 anos, publicou uma carta aberta falando sobre o ocorrido. Veja na íntegra:

“Muito se fala sobre “Envolver e seu sucesso que dura até hoje no top 50 global do Spotify. A primeira cantora latina a chegar a posição #1 de forma solo é brasileira e se chama Anitta. Foi ela mesma que lá atrás uma vez me disse que uma minoria sempre tende a elevar um artista só para depois ter o prazer de diminui-lo. Infelizmente, ela tem razão. Vamos aos números de “Envolver” nos últimos 28 dias? Reparem que o país que mais ouviu “Envolver” foi o Brasil: 38.420.876 de plays. Mas se você QUISER realmente estudar os resultados, a perspectiva muda. Somados, os streamings dos 9 países que mais ouviram “Envolver” resultam em um número relevante e global: 42.801,642. O Brasil é o segundo mercado consumidor de música do mundo em número de ouvintes digitais e sua população e território são continentais. Logo, existe uma lei de proporcionalidade. Seria óbvio que uma cantora tivesse tal resultado em seu próprio país? Não necessariamente. Mas, se tratando da Anitta, tudo muda de figura. Enxergamos aqui outro fenômeno. A cantora arrebatou seu país com um ritmo que não é brasileiro e em língua espanhola – não muito falada por aqui. Um posicionamento internacional de dentro para fora. Há quem diga que os fãs brasileiros ouviram muito Envolver. Mutirão. Mas isso é ruim? Vale ressaltar que Anitta tem mais ouvintes mensais nos Estados Unidos do que grandes cantoras americanas – é só QUERER pesquisar. Algumas poucas notícias sobre Envolver ainda podem revelar a teoria citada no início do texto. Mas ainda bem que a matemática não mente e que a grande maioria dos brasileiros ainda tem orgulho dos artistas nacionais e se envolveu com a Anitta ao ponto de quebrarem juntos barreiras nunca antes ultrapassadas”.