Siga: @instacinefilos
Se você é apaixonado pelo universo, quase assustador, criado pelas obras que abordam a tecnologia e seu impacto nas relações sociais esse post é para você. Separamos cinco dicas de séries e filmes para você roer os dedos e refletir sobre as temáticas abordadas. Prepara a pipoca e abraça o crush, ou a morena, porque algumas podem te deixar fora de si por instantes.
Ruptura (Apple TV)
Em uma realidade nem tão utópica a série sugere um procedimento cirúrgico-tecnológico onde após implantação do dispositivo é possível causar um blackout no indivíduo e separar as personalidades desta pessoa. Onde durante o horário de trabalho as lembranças não se misturam com as pessoais e vice-versa. Mas, o que parecia tão inofensivo esconde um mistério. O que a empresa esconde dos funcionários que não se recordam de suas atividades fora dela?
Upload (Prime Vídeo)
Em um hoje nem tão distante, em 2033 o mundo conta com uma tecnologia que permite que os humanos façam o Upload de suas versões para um universo de vida após a morte. Mas, nesse mundo digital existe a possibilidade de interação com humanos e o rumo da história se torna surpreendente.
Efeito borboleta (HBO Max)
Apesar de ter sido bombardeado de críticas em seu lançamento, o filme foi um sucesso comercial. E não há muitos segredos escondidos por trás das reflexões que o filme provoca. A principal coisa que podemos tirar é que a cada escolha feita no passado provocam algum impacto, seja no presente ou futuro.
O Poço (Netflix)
Em uma prisão onde os detentos são alocados em duplas em cada andar e alimentados através de um elevador, que começa a servir a refeição do andar mais alto para o mais baixo. O serviço acaba deixando os que não estão numa posição privilegiada como apenas migalhas e restos.
Years and Years (HBO Max)
Em um futuro bastante próximo, a produção mostra apartir da história da unida e moderna família Lyon, como acontecimentos surreais, na verdade, não são improváveis de se tornarem realidade.
Altered Carbon (Netflix)
Trocando de corpo como se trocasse de roupa, é uma frase sem exageros para definir a principal temática da série. Em um universo futurista é possível transferir suas memórias para outro corpo e assim se renovar deixando para trás uma estrutura com doenças ou comprometida por alguma lesão.
Black Mirror (Neflix)
Isso é tão black mirror que não poderia ficar de fora dessa lista! A maior referência quando falamos em séries com temática futuristas sociais é Black Mirror. Com a proposta de trazer uma história a cada EP a série, lançada em 2011, tem cinco temporadas e um filme interativo, onde você constrói a narrativa através de escolhas disponíveis em tela.