O Rap In Cena Budweiser registrou um dos maiores públicos já vistos em um festival de cultura hip hop em Porto Alegre. Mais de 50 mil passaram pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho para curtir os três palcos de shows e a Vila Olímpica, arena com atrações esportivas e culturais.
A edição também ficou marcada pelo espírito de coletivo que a cultura hip hop tanto incentiva e é alicerce da missão e do propósito Rap In Cena. Mais de 80 toneladas de alimentos foram doadas pelo público. As doações foram destinadas a mais de 10 mil famílias de Porto Alegre e região.
“O Rap In Cena traz em seu DNA, a missão de pensar no coletivo, em gerar possibilidade de transformação social. Mais do que doar alimentos para tantas famílias que precisam, queremos propor que nosso público reflita no quanto juntos somos mais potentes. No quanto a cultura e o esporte transformam vidas”, afirma Keni Martins.
Vale reforçar que, no início da tarde de sábado, Keni Martins, sócio e idealizador do Rap In Cena, recebeu o prefeito Sebastião Melo, e o secretário de Cultura e Economia Criativa Henry Ventura para uma visita oficial ao festival que conta com patrocínio da Prefeitura de Porto Alegre. Seis mil ingressos solidários foram doados e distribuídos pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa para entidades periféricas de incentivo à cultura e ao esporte.
“Estamos comemorando os 50 anos do Hip Hop e esses seis mil ingressos são um mecanismo para democratizar esse grande festival. Porto Alegre se credencia cada vez mais como a capital da cultura, movimentando a cadeia produtiva e o turismo”, finaliza Henry Ventura.
As atividades da Vila Olímpica também chamaram atenção do público que passou pelo Rap In Cena Budweiser. No coração do Parque Harmonia, a arena dedicada às atrações culturais e esportivas registrou intensa movimentação do público. Sem falar na homenagem prestada aos 30 anos do icônico grupo de rap gaúcho, através da Rua Da Guedes, principal travessa do Parque Harmonia que interligou outras “ruas” dos patrocinadores e apoiadores oficiais do Rap In Cena Budweiser.
No ano próximo ano, o Rap In Cena comemora uma década de realizações. E a data dessa grande festa já está confirmada. Em outubro de 2024, tem Rap In Cena 10 anos.
O Rap In Cena Budweiser contou com patrocínio de Budweiser, Pepsi Black, Gang, Johnnie Walker Blonde, Prefeitura de Porto Alegre e Uniritter. Apoio: Beats e Tanqueray. Player oficial: Spotify Brasil. Realização: Olimpo Produções e Grupo Austral.
Instituições contempladas com a doação de alimentos:
Associação do Hip Hop de Alvorada
Associação dos Angolanos do Rio Grande do Sul
Casa da Cultura Hip Hop de Esteio
Casa do Hip Hop Rubem Berta
Creches municipais
Conab/18 cozinhas Solidárias de Porto Alegre
Coletivo É as Gurias
CUT RS
Galpão Cultural
Grupo Preconceito Zero
Grupo RP3 Mathias Velho
Mano Odair Barbearia
Programa Fome Zero de Nova Santa Rita
Projeto Monte Horebe
Projeto Periferia Move o Mundo
Projeto Rapper Dog
Projeto Sandro Invasor
Projeto Tiano Novaments
Rap Contra o Frio
Rap Salva
Sempre Mulher – Instituto de Pesquisa e Intervenção Sobre Relações Raciais
Sobre o Rap In Cena
Idealizada por Keni Martins, a marca Rap In Cena movimenta o hip hop no Rio Grande do Sul desde 2014. Neste nove anos de atividade, mais de 190 artistas foram contratados e um público superior a 97 mil pessoas passaram por 30 eventos realizados em 19 casas noturnas e espaços de shows do estado. Durante o período, também foram gerados cerca de 7,5 mil empregos, além da arrecadação de 180 toneladas de alimentos distribuídos para mais de cinquenta instituições gaúchas. Desde a edição 2022, o Rap In Cena apresenta o Rap In Cena Educa, em parceria com a União Gaúcha dos Estudantes. Nomes como Rafa Rafuagi, responsável pelo Museu do Hip Hop de Porto Alegre e Mari Marmontel, integrante do Poetas Vivos, levam oficinas de poesia, pocket show e bate-papo sobre a cultura hip hop para vinte escolas públicas de Porto Alegre. Já a partir de 2023, o festival apresenta a Vila Olímpica, arena destinada às atrações culturais e esportivas, ferramentas de transformação social que o RIC traz em seu DNA.