Durante coletiva de imprensa, o astro Benedict Cumberbatch falou sobre o banimento de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura na Arábia Saudita. O filme não poderá ser exibido no país por conter personagem LGBTQIA+.
“É, uma decepção esperada. Nós sabemos daqueles regimes repressivos que sua falta de tolerância é excludente para pessoas que merecem ser, não apenas incluídas, mas celebradas por quem elas são, e feitas para se sentem parte de uma sociedade e uma cultura, e não punidos por sua sexualidade. Parece realmente fora de sintonia com tudo o que experimentamos como espécie, muito menos onde estamos globalmente mais como cultura, mas francamente é até mesmo mais uma razão pela qual isso não é tokenismo para incluir um membro da comunidade LGBTQ+“, disse o intérprete do Mago Supremo.
Tokenismo é a prática de fazer apenas um esforço superficial ou simbólico para ser inclusivo para membros de minorias, especialmente recrutando um pequeno número de pessoas de grupos sub-representados para dar a aparência de igualdade racial ou sexual dentro de uma força de trabalho.
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chega os cinemas em 5 de maio.