POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Música

Romero Ferro satiriza o mundo da pós-verdade no clipe FAKE

Romero Ferro (Foto: Thiago França)
Romero Ferro (Foto: Thiago França)

Se para Hamlet, “o resto é silêncio”, para Romero Ferro, “o resto é fake”. As questões contemporâneas, das fake news à ditadura da beleza, passando pela emergência do conservadorismo no mundo, estão no sexto clipe/single do álbum #Ferro, lançado em 2019. FAKE inspirou uma narrativa que é uma profusão de referências, que transpira sentimentos como angústia, ansiedade, insegurança, medo de não sermos aceitos, de viramos fantoches. A dinâmica é a mesma das redes sociais, com uma quantidade inesgotável de informações que não somos capazes de absorver. As colagens de Luiza Nunes e as animações de Zé Diniz são a base dessa narrativa imagética, capaz de explorar as diversas camadas possíveis do termo “fake”.

Com direção de Thiago França (o mesmo que assinou o clipe de Love Por Você), a partir de um roteiro elaborado em parceria com o cantor pop, o vídeo foi gravado durante este período de pandemia, por uma equipe reduzida, atendendo aos cuidados exigidos no momento. Carol Silveira fez figurino e direção de arte, essa última com Luiza Nunes. O diretor de fotografia das cenas filmadas é Nido e o montador, uma figura que assumiu um papel ainda mais fundamental diante da narrativa do clipe, Rodrigo Guilherme.

Advertisement

Romero Ferro assume a direção criativa do clipe. “Romero é um criador nato. É bonito ver como ele se envolve e se doa nos processos. Ele chega com uma ideia e vamos construindo uma estrutura juntos, buscando referências, é uma verdadeira parceria em cada mínima etapa do processo, do figurino à direção!”, conta Thiago França. FAKE é o 10º clipe da carreira de Romero; o cantor sempre gostou de pensar a relação entre música e audiovisual.

Quando o álbum #Ferro foi lançado, não havia a pretensão de lançar FAKE como single. “A música se impôs diante de tudo que tem acontecido no cenário mundial”, atesta Romero Ferro. A canção foi composta pelo artista em colaboração com o produtor musical do disco, Leo D, que é também tecladista da Mundo Livre S/A. Foi uma resposta artística do cantor pernambucano a Let´s Dance, de David Bowie. “Pensamos nas relações, nos sentimentos e nas vidas líquidas que levamos. Na repercussão da internet e das redes sociais na nossa realidade. O que é mesmo real? Quem é mesmo de verdade?”, questiona.

Advertisement

O clipe mergulha na metalinguagem, utilizando a sátira para expor as estruturas falidas de poder. Ferro vira um personagem atolado neste universo caótico da pós-verdade. O exagero e a tentativa de abarcar a profusão de questões faziam parte da proposta de Romero Ferro: “Política, relações humanas, poder, status, cenas digitais, tudo está em FAKE! No fim das contas, é sobre as nossas narrativas, as nossas verdades, a nossa estrutura, e como tudo isso é construído”.

DISCO – #FERRO, segundo disco do cantor e compositor Romero Ferro, conecta elementos do new wave, indie pop e brega pernambucano. Três universos estéticos ricos, que se reconfiguram e aparecem nas melodias marcantes dos synths, na androginia nos vocais, além da dor, saudade e recomeço das narrativas dos folhetins latinos, tão presentes nas temáticas do bolero. O álbum já soma mais de 8 milhões de plays nas plataformas digitais e conta com hits como Pra Te Conquistar, Corpo Em Brasa (em parceria com a conterrânea Duda Beat) e Love por Você (em parceria com Luiz Caldas). Outros cinco singles do disco já viraram clipe: Pra te Conquistar, Acabar a Brincadeira, Corpo em Brasa, Verdadeiro Amor e Love por Você.

Acompanhe as últimas notícias do canal:

Anúncios

Facebook

OS MELHORES LANÇAMENTOS

Anúncios

Bombando!

Celebridades

O ator Shia LaBeouf, conhecido mundialmente por ter participado do primeiro filme da saga ‘Transformers’, em 2007, vem causando grande polêmica nas redes sociais...

Celebridades

Um dos “parças” do jogador Neymar, o empresário carioca do ramo financeiro Diego Aguiar teve uma leva de vídeos íntimos vazados na internet nesta...

Televisão

Maria Zilda Bethlen resolveu expôr alguns “podres” da Rede Globo em conversa com o ator Oscar Magrini, durante live no Instagram. No bate-papo, a...