Música Vídeos

Romero Ferro satiriza o mundo da pós-verdade no clipe FAKE

Por Redacão |

Romero Ferro satiriza o mundo da pós-verdade no clipe FAKE
Romero Ferro (Foto: Thiago França)

Se para Hamlet, “o resto é silêncio”, para Romero Ferro, “o resto é fake”. As questões contemporâneas, das fake news à ditadura da beleza, passando pela emergência do conservadorismo no mundo, estão no sexto clipe/single do álbum #Ferro, lançado em 2019. FAKE inspirou uma narrativa que é uma profusão de referências, que transpira sentimentos como angústia, ansiedade, insegurança, medo de não sermos aceitos, de viramos fantoches. A dinâmica é a mesma das redes sociais, com uma quantidade inesgotável de informações que não somos capazes de absorver. As colagens de Luiza Nunes e as animações de Zé Diniz são a base dessa narrativa imagética, capaz de explorar as diversas camadas possíveis do termo “fake”.

Com direção de Thiago França (o mesmo que assinou o clipe de Love Por Você), a partir de um roteiro elaborado em parceria com o cantor pop, o vídeo foi gravado durante este período de pandemia, por uma equipe reduzida, atendendo aos cuidados exigidos no momento. Carol Silveira fez figurino e direção de arte, essa última com Luiza Nunes. O diretor de fotografia das cenas filmadas é Nido e o montador, uma figura que assumiu um papel ainda mais fundamental diante da narrativa do clipe, Rodrigo Guilherme.

Romero Ferro assume a direção criativa do clipe. “Romero é um criador nato. É bonito ver como ele se envolve e se doa nos processos. Ele chega com uma ideia e vamos construindo uma estrutura juntos, buscando referências, é uma verdadeira parceria em cada mínima etapa do processo, do figurino à direção!”, conta Thiago França. FAKE é o 10º clipe da carreira de Romero; o cantor sempre gostou de pensar a relação entre música e audiovisual.

Quando o álbum #Ferro foi lançado, não havia a pretensão de lançar FAKE como single. “A música se impôs diante de tudo que tem acontecido no cenário mundial”, atesta Romero Ferro. A canção foi composta pelo artista em colaboração com o produtor musical do disco, Leo D, que é também tecladista da Mundo Livre S/A. Foi uma resposta artística do cantor pernambucano a Let´s Dance, de David Bowie. “Pensamos nas relações, nos sentimentos e nas vidas líquidas que levamos. Na repercussão da internet e das redes sociais na nossa realidade. O que é mesmo real? Quem é mesmo de verdade?”, questiona.

O clipe mergulha na metalinguagem, utilizando a sátira para expor as estruturas falidas de poder. Ferro vira um personagem atolado neste universo caótico da pós-verdade. O exagero e a tentativa de abarcar a profusão de questões faziam parte da proposta de Romero Ferro: “Política, relações humanas, poder, status, cenas digitais, tudo está em FAKE! No fim das contas, é sobre as nossas narrativas, as nossas verdades, a nossa estrutura, e como tudo isso é construído”.

DISCO – #FERRO, segundo disco do cantor e compositor Romero Ferro, conecta elementos do new wave, indie pop e brega pernambucano. Três universos estéticos ricos, que se reconfiguram e aparecem nas melodias marcantes dos synths, na androginia nos vocais, além da dor, saudade e recomeço das narrativas dos folhetins latinos, tão presentes nas temáticas do bolero. O álbum já soma mais de 8 milhões de plays nas plataformas digitais e conta com hits como Pra Te Conquistar, Corpo Em Brasa (em parceria com a conterrânea Duda Beat) e Love por Você (em parceria com Luiz Caldas). Outros cinco singles do disco já viraram clipe: Pra te Conquistar, Acabar a Brincadeira, Corpo em Brasa, Verdadeiro Amor e Love por Você.