Um espetáculo com animais no Hangzhou Safari Park, na província de Zhejiang, na China, terminou de forma inesperada no último sábado (6). Durante a apresentação, um urso-negro atacou o próprio treinador, provocando pânico entre visitantes e levando à suspensão imediata do show. Toda a cena foi registrada por pessoas que assistiam ao evento.
De acordo com vídeos compartilhados por testemunhas, funcionários do parque correram para tentar conter o animal. Em uma das gravações divulgadas pela Newsflare, uma colaboradora utiliza uma tabela com aro de basquete para afastar o urso, enquanto outro funcionário empunha uma pilha de pequenos bancos na tentativa de criar uma barreira. Há ainda o registro de um terceiro trabalhador atingindo o animal com um grande pedaço de bambu. Um homem chegou a tentar puxar o urso com uma das mãos — enquanto segurava uma arara na outra.
O treinador, identificado como Zhou Jiazhen, conseguiu se desvencilhar no primeiro momento e se levantar, mas retornou para tentar conduzir o animal aos bastidores. O urso, chamado Xiong Er, voltou a avançar, obrigando os funcionários a intervir novamente. Logo depois, a apresentação foi interrompida.
Apesar do susto, Jiazhen afirmou à Associated Press que o urso não teve intenção de machucá-lo. Ele contou que cria Xiong Er desde filhote e que o animal estava apenas atrás de comida. “Ele estava sendo guloso e queria apenas minha sacola de cenouras. Se realmente quisesse atacar, eu não estaria aqui agora”, declarou.
Como medida de prevenção, o parque transferiu o urso para uma área maior em uma região montanhosa, afastando-o das apresentações por tempo indeterminado. Mesmo assim, o treinador disse que já visitou o animal após o ocorrido e garantiu que está bem.