Música

10 anos de “Britney Jean”

10 anos de “Britney Jean”
Foto: Reprodução

Neste 29 de novembro, completa o aniversário de uma década do álbum “Britney Jean”, de Britney Spears. O disco, que recebeu críticas diversas à época do seu lançamento, divide opiniões entre os fãs da popstar até hoje, apesar de ter rendido uma das faixas mais icônicas da carreira da cantora, “Work Bitch”.

Relembre

Em 2012, enquanto jurada da segunda temporada do concurso musical americano The X Factor, Britney Spears estava gravando com o produtor Rodney “Darkchild” Jerkins. O compositor Elijah Blake comentou que Spears estava “definitivamente tentando ir além” ao “brincar com novas texturas e pisar em novos fundamentos e gêneros”. Vários outros produtores confirmados incluíram Mike WiLL Made-It, Danja, Ester Dean, Woodkid e Dev Hynes, além de Soundz, RoccStar e Alex Da Kid.

O produtor Hit-Boy trabalhou com Spears para criar um “som global” fundindo elementos de hip-hop e pop. O produtor de hip-hop Scoop DeVille também trabalhou com Spears. Além disso, ela também gravou uma música inédita com o rapper Wiz Khalifa. Nessa época, havia rumores de que Pharrell Williams seria o possível produtor executivo do álbum. Em uma entrevista para a Shape Magazine, Spears descreveu o desejo de que o álbum tivesse um toque hip-hop, dizendo: “o álbum definitivamente será mais hip-hop do que pop desta vez.” Antes que as direções fossem posteriormente alteradas por sua gravadora.

Em maio de 2013, will.i.am tornou-se o produtor executivo do projeto, com Anthony Preston atuando como produtor executivo associado. A direção do álbum foi então alterada por eles para se tornar baseado em EDM e electropop, e as colaborações de Spears com os produtores anteriores não foram usadas. Will disse que o processo de gravação foi diferente de suas experiências anteriores de trabalho com outros artistas, elaborando que “[ele e Spears] tiveram essas sessões suculentas, onde [eles] se uniram, construindo confiança e conforto.” No mês seguinte, ela teria viajado para o Reino Unido para trabalhar com Naughty Boy e William Orbit. Naughty Boy estava inicialmente trabalhando no disco, dizendo que queria “fazer algo um pouco diferente”, mas depois disse que não conseguiu devido a conflitos de agenda. Spears inicialmente considerou “Britney Jean” seu álbum mais pessoal. Ela afirmou que suas experiências nos últimos anos, incluindo seu rompimento com o ex-noivo Jason Trawick, a encorajaram a “cavar mais fundo e escrever músicas com as quais todos possam se identificar”. e afirmou que seus colegas “a ajudaram a dar vida a [suas ideias]” .

  • “Britney Jean” debutou em #4 no EUA! Vendendo 107 mil cópias em sua primeira semana, sendo a pior estreia de sua carreira e passando 11 semanas nos charts.
  • “Britney Jean” debutou em #34 no Reino Unido!  Vendendo 12 mil cópias em sua primeira semana, sendo a pior estreia de sua carreira e passando apenas 2 semanas nos charts.
  • “Britney Jean” possui nota 50 no Metacritic, com 3 notas verdes, 15 amarelas e 3 vermelhas.
  • Ouro no EUA.
  • Ouro no Canadá.
  • Ouro no México. 
  • “Work Bitch” foi #12 no USA, passando 13 semanas nos charts. 
  • “Work Bitch” foi #7 no UK, passando 1 semana no top 10 e 5 nos charts. 
  • “Perfume” foi #76 no USA, passando 6 semanas nos charts.
  • “Britney Jean” rendeu 1 vitória no Billboard Mid-Year Music Award – “Most Anticipated Event”.
  • Antes do lançamento do álbum, críticos e fãs fizeram alegações de que os vocais da faixa “Passenger”, que vazou online antes do lançamento, não eram inteiramente de Spears. Alegações foram feitas de que Myah Marie, uma backing vocal presente nos álbuns de Spears “Circus” e “Femme Fatale”, cantou os vocais principais em grande parte desta música, bem como em outras músicas do álbum. A equipe de Spears afirmou que o vazamento da música era uma versão demo. Chelsea Handler mais tarde acusou Spears de não cantar os vocais principais em “Perfume”, insistindo: “É obviamente uma nova pessoa cantando. Não é ela.” Os representantes de Spears responderam: “Myah Marie não fez nenhum backing vocal na música e não tem crédito. [Os] únicos backing vocals em ‘Perfume’ são de Sia. Britney absolutamente canta em ‘Perfume’. ” Após o lançamento do álbum, Marie não foi incluída nos créditos de “Passenger” ou “Perfume”, embora tenha sido creditada como backing vocal em uma série de outras músicas do álbum. No ano seguinte, com o vazamento online dos vocais de “Alien”, foi revelado que os vocais principais de Marie também estavam presentes nesta música.
  • Faixas como “10 Seconds” (produzida por Blood Orange), “Bella Vita” (escrita por Myah Marie), “Cologne” (escrita por Sia), “Casually” (escrita por Sia), “Hate That About You” (escrita por Myah Marie), “I Came To Dance” (escrito por Eden XO, seria uma colaboração com Sean Paul), “Lover Boy” (escrita por Myah Marie), “Lightheaded” (escrita por Sia), “Police” (escrito por will.i.am, seria uma colaboração com Wiz Khalifa), “We Can Do Anything” (escrita por Sia) e “Siren” (escrita por Myah Marie) são algumas das faixas que nunca viram a luz do dia.
  • Um crítico considerou o marketing “pessoal” como “intencionalmente enganoso”, questionando o fato de seu nome ser adicionado aos créditos de composição de todas as músicas de sua gravadora, e considerou sua produção “frequentemente barata” com músicas que “envelhecerão rapidamente e mal”.
  • Em novembro de 2021, via Instagram, o produtor executivo assistente do álbum, Anthony Preston, criticou a gestão de Spears pela qualidade do álbum, alegando que eles não permitiram que ela interagisse com ninguém no estúdio devido à sua tutela. Após a polêmica inicial, sua carreira foi interrompida e ele nunca mais teve créditos com nenhum outro artista após o lançamento do álbum. Na legenda, Preston escreveu: “Você me disse que eles me fariam desaparecer porque estávamos chegando muito perto… eles fizeram. Você me disse que eles me culpariam por suas próprias merdas e “atrapalhariam você com seu trabalho” .
  • Antes de seu lançamento nos Estados Unidos, “Britney Jean” foi inicialmente previsto para vender de 150 a 200.000 cópias, com o Hits Daily Double creditando os números desanimadores a “sua agenda promocional muito leve, com pouca ou nenhuma divulgação perto do lançamento” .
  • Os primeiros relatórios especularam que a música “Alien” contaria com a participação da cantora Lady Gaga, conforme sugerido por um tweet postado no Twitter pelo produtor executivo will.i.am, embora tal colaboração nunca tenha se concretizado.
  • Spears revelou que o vídeo de “Work Bitch” deveria ter mais cenas sexuais; no entanto, ela editou muitas cenas. “Porque eu sou mãe e porque, você sabe, eu tenho filhos, e é muito difícil bancar a mãe sexy enquanto você é uma estrela pop também.” Ben Mor respondeu ao comentário da cantora, dizendo que nunca a forçou ou a obrigou a fazer o que ela não queria durante a gravação do vídeo, e continuou: “Ela está no controle total o tempo todo. os extras e os cortes, e é isso.” O empresário de Spears, Larry Rudolph, e o pai Jamie Spears também divulgaram um comunicado, revelando que “Britney nunca é pressionada a nada. Ela analisa toda a criatividade e para seu vídeo ‘Work Bitch’ ela discutiu atenuar algumas partes para encontrar um equilíbrio entre sexy e ser uma mãe.
  • As primeiras demos de “Perfume” usaram o mesmo instrumental da “The Dreaming Mix”, incluindo o tom da demo de Sia. Mais tarde, foi substituído pela produção mais influenciada pelo synth pop.
  • A versão lançada de “Body Ache” é a demo cantada por Myah Marie. Isso foi confirmado depois que os fãs perceberam como os vocais não soavam como a voz de Britney. Isso também aconteceu com muitas outras músicas do álbum por razões desconhecidas.
  • Britney Spears disse à MTV como ela acabou colaborando com Katy Perry, dizendo: “na verdade, não entramos em estúdio juntos. Meu pessoal e o pessoal dela resolveram isso, mas sou um grande fã dela. Acho que ela é uma vocalista incrível e ela tem uma voz linda.” Ela então acrescentou: “E eu adoro a música [Passenger]. Desde o momento em que ouvi a música, pensei, ‘Isso é realmente lindo’. Então, fiquei muito orgulhoso de ter conseguido fazer isso.
  • “Britney Bitch” foi considerado o título do álbum, mas Britney decidiu não fazê-lo e usou “Jean”.
  • Britney não teve controle criativo sobre a maior parte do álbum final, e apenas co-escreveu diversas faixas e escolheu o segundo single, “Perfume”.
  • A backing vocal Myah Marie revelou em um podcast que Britney estava trabalhando em um álbum completamente separado com Rodney Jerkins por alguns meses antes de will.i.am se tornar produtor executivo.
  • Anthony Preston disse que Britney escreveu “Hold On Tight” sozinha e ficou com medo de gravá-la no início, pensando que teria problemas com seu empresário.
  • “Alien” possivelmente seria o terceiro single do álbum, mas devido ao baixo desempenho do álbum e de “Perfume”, foi cancelado e nenhum outro single foi planejado.
  • Se você olhar atentamente para o logotipo do álbum, é possível ver falhas no coração neon. Muitos fãs corrigiram isso em versões da capa feitas por fãs.
  • De acordo com insiders a RCA havia assinado um contrato de 5 singles para o álbum, mas que Britney e sua equipe decidiram cancelar a era devido à alta negação, a gravadora não forçou e decidiu deixar que Britney fizesse o que achasse que era melhor.
  • Em 2020, foi aberto uma petição para que o álbum “Britney Jean” fosse retirado do catálogo de Britney Spears.
  • Em 2022, Charli XCX revelou em uma entrevista que escreveu material para o álbum, mas nada foi se quer gravado.
  • Uma reportagem da ABC News Radio comparou o uso do nome do meio de Spears no título do álbum a ser inspirado no oitavo álbum de estúdio de Janet Jackson, “Damita Jo”, dizendo “pegando uma página do álbum de Janet Jackson de 2004, “Damita Jo”, Britney Spears combinou seu nome e nome do meio – Britney Jean – para chegar ao título.
  • Um escritor do The Huffington Post sugeriu mais tarde que a tipografia em estilo neon foi inspirada na capa do quarto álbum de estúdio de Miley Cyrus, “Bangerz” (2013), que retrata uma Cyrus loira vestindo um casaco preto curto com o título “Bangerz” estilizado com iluminação neon fluorescente em frente a palmeiras.