POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Música

Dia do Orgulho: 2DE1 lança single sobre abrir os olhos para a luta LGBTQIA+

2DE1 Emersão - Foto de Divulgação 2
O duo 2DE1 - Crédito: Célio Roberto

Emergir tem sua origem na palavra em latim “emergere”, com o sentido de sair da água. É o movimento de trazer à tona tudo aquilo que estava submerso, coberto por líquido, mergulhado. O processo de se encontrar submergido e subir à superfície é o que resume a narrativa contada no novo EP “Emersão”, da dupla 2DE1, resultado de um processo de reflexão e entendimento percorrido pelo duo, principalmente no ano de 2020. O primeiro lançamento do novo trabalho é o clipe da faixa título, Emersão, produzido pela Umana Films, que chega como a representação desse momento exato: sair da água para enxergar o mundo à sua volta. 

O lançamento acontece em uma data simbólica: 28 de junho, dia da Revolta de Stonewall. Para além de uma simples revolta por direitos LGBT, o movimento representou uma política anti-opressão radical que criticava a totalidade da sociedade norte-americana, lutando contra o racismo, a guerra e a pobreza. A lição que fica de Stonewall para os dias de hoje é que o poder para mudanças reais que precisamos está nas lutas de base, está no poder que as pessoas possuem para libertar a si mesmas por meio de suas próprias organizações.

O clipe foi gravado em um patrimônio histórico da cidade de São Paulo: a antiga fábrica em que ocorreu a Greve de Perus, uma longa luta de sete anos dos queixadas por melhores condições de trabalho e de vida em plena ditadura militar.

A dupla, que já é conhecida por usar sua arte como exercício e instrumento de resistência, agora traz um trabalho completo que define a manifestação e importância da luta popular. “Essa música é um auto reconhecimento dentro dessa ruptura pessoal e uma compreensão de como agir nesse cenário. É a sensação de não querer mais fechar os olhos para as mazelas sociais, é o momento de se reconhecer na luta”, explica Fernando.

O duo se (re)conhece e mergulha em uma nova fase, saindo dela transformado em vários aspectos. “Mesmo dolorida, a mudança precisa acontecer tanto em nós quanto no mundo. É o momento de sair mudado desse mergulho, passar a enxergar pontos que precisam de atenção e começar a buscar transformação real”, completa Felipe.

Com direção de Pietro Godinho e produção executiva de Toti Higashi, o clipe traz o duo como protagonista dessa jornada de reconhecimento, ilustrada pela direção de arte de Chantal Joubert. Além disso, também traz a experimentação do duo a partir da coreografia criada por Eddy Soares. A performance dos irmãos também simboliza a presença mais forte das duas vozes nessa nova fase, que apresenta uma mescla ainda mais natural na sonoridade dos dois vocalistas, novidade em relação aos trabalhos anteriores.

Após um 2020 de apresentações virtuais, o duo criou o Emersão, EP independente formado por uma trajetória de 5 capítulos de uma história com início, meio e fim, abordando questões que ficaram ainda mais pertinentes nessa crise. “Você já mergulhou com o olho aberto pra enxergar?”, é o questionamento do EP, que faz um verdadeiro convite às pessoas se organizarem coletivamente para a construção de um novo caminho, passando por temáticas como a necessidade de ruptura, autoconhecimento e transformação. Após a faixa título Emersão, os próximos singles serão lançados ao longo do ano. Com sonoridade essencialmente R&B, o novo trabalho contará com participações especiais de DJ Duh, que já teve indicações ao Grammy Latino e trabalhou com nomes como Emicida, Tássia Reis e Rael. Além disso, o trabalho também traz feat com Pitoniza, cantora de hip hop argentina radicada no Brasil que constrói sua produção autoral mesclando rap e ritmos tradicionais.

Anúncios
Anúncios
error: Conteúdo protegido!