POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Fire

Plantão Cinéfilo: O que são multiversos e como são inseridos nos filmes

Plantão Cinéfilo
Miro Malacrida - Foto: Divulgação

Siga @instacinefilos

A criatividade transforma todas as ideias em possibilidades. Por esse motivo, não é difícil encontrar realidades paralelas dentro dos filmes. Sucessos de bilheteria como “Coraline” e “Alice No País das Maravilhas” vem constantemente apresentando mundos imaginários em realidades que são possíveis apenas nos filmes. E é nesse ponto que a Marvel Studios é a produtora que mais vem direcionando os seus trabalhos ao segmento.

Analisei recentemente o trailer do filme onde trouxe um panorama do que vocês encontrarão em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”. Mas o que é Multiverso e qual é a diferença de Metaverso?

Primeiro, “Metaverso” é a palavra do momento. O termo tem estado tão em voga que a busca de empresas pelo segmento aumentaram 750% em 2021. Além disso, levantamentos da Bloomberg, PWC e Statista presumem que o segmento renderá mais de R$ 4 trilhões em 2024.

Metaverso não é um ambiente apenas. Em comparação, pensa o Planeta Terra como apenas um fragmento do Espaço. Se compararmos com o ambiente virtual, um Metaverso pode ser uma espécie de Planeta.

Através desse ambiente cibernético, seres humanos podem acessar, via internet, um ou mais ambientes dentro do Metaverso.

Se formos levar à risca, o dicionário define a palavra como um “tipo de mundo virtual em que se reproduz a realidade através de dispositivos digitais e em que os utilizadores interagem uns com os outros”.

E os multiversos?

Os multiversos são locais imaginários. A franquia “Homem-Aranha” por exemplo, vem ao longo dos anos mostrando uma realidade de paralela do super-herói forte e determinado em comparação com a de Peter Parker, jovem repleto de medos, dúvidas e anseios. É como se eles ambientassem mundos diferentes, gerando características distintas ao personagem principal.

Apesar de não ser cientificamente comprovado, o dicionário define “multiverso” como: um termo usado para descrever o conjunto hipotético de universos possíveis, incluindo o universo em que vivemos. Juntos, esses universos compreendem tudo o que existe: a totalidade do espaço, do tempo, da matéria, da energia e das leis e constantes físicas que os descrevem.

Homem-Aranha
Foto: Divulgação

E como funciona nos filmes?

Entendido o que é um multiverso, passamos agora para a realidade fictícia do cinema, onde tudo é possível.

Diversos estúdios vem investindo pesado em criações e desenvolvimentos de conceitos de histórias ambientadas no Multiverso. É o exemplo a mais nova produção da Marvel, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”. No longa, que chega aos cinemas nesta quinta-feira (5), o personagem principal (Benedict Cumberbatch) ruma ao desconhecido. Assim, além de receber ajuda de novos aliados místicos e outros já conhecidos do público, o personagem atravessa as realidades alternativas incompreensíveis e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.

Tudo começou no último filme “Homem-Aranha Sem Volta para Casa”. No longa, o super-herói abre as portas de um novo e ambiente no multiverso. Agora, Doutor Estranho desenvolve mais esse papel. Sem spoilers, os fãs poderão se deparar com grandes novidades nesse sentido.

Explorando essa realidade paralela, a Marvel vem representando diferentes mundos virtuais com perspectivas únicas. Dentro do ambiente imaginário, tudo é possível.

Na prática, é como se houvesse um mundo paralelo onde a realidade pode ser diferente do “mundo real”. Na física, o termo é facilmente explicado como “um grupo hipotético de todos os universos possíveis”.

E nos cinemas?

Essa ideia vem sendo trabalhada há décadas nos cinemas, quadrinhos e TV. Imagine que você esteja de mudança. No multiverso, pode ser que você já estivesse de malas prontas aguardando o fato. Ou que sequer o fato viesse a ser cogitado, como no “mundo real”. As possibilidades são infinitas.

Em “Star Trek” (2009), a premissa é que o Kirk (Chris Pine) e Spock (Zachary Quinto) estão em uma linha temporal alternativa além das versões dos personagens de William Shatner e Leonard Nimoy.
O conceito é conhecido como um “universo paralelo” e é uma faceta da teoria astronômica do multiverso.

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Anúncios

Veja também

Realities

Matheus Moreira, participante do Big Brother Brasil 26, virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após um momento inesperado exibido pelas câmeras...

Famosos

João Guilherme mostrou que pode até perder a amizade de um irmão, mas não perde a piada. O ator deixou um comentário sugestivo em...

Realities

Um momento inusitado no Big Brother Brasil 26 chamou a atenção do público e movimentou as redes sociais. Durante um banho na casa, Paulo...

Música

O Grammy Awards é um dos eventos mais relevantes da indústria fonográfica mundial, homenageando artistas, produtores e profissionais técnicos pelos trabalhos lançados entre agosto...

Famosos

Interação acontece dias após cantora citar o ex em prévia de nova música e reacende especulações entre fãs.

Música

68ª edição do Grammy Awards acontece neste domingo (1º), em Los Angeles, com apresentações de grandes estrelas e presença brasileira na disputa.

Famosos

Antes da entrega dos prêmios, artistas desfilaram no tapete vermelho da 68ª edição do Grammy Awards, em Los Angeles.

Groover

A cantora e compositora brasileira Ana Luísa Ramos lançou a versão ao vivo de “Clareia”, uma das faixas mais emblemáticas de sua discografia. Gravada...