O cantor e compositor Gilberto Gil voltou aos palcos neste domingo (17), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em sua primeira apresentação após a morte da filha, Preta Gil, no dia 20 de julho, aos 50 anos, em decorrência de um câncer. O show integrou a Sessão Inaugural do SP2B – São Paulo Beyond Business, evento fechado que reuniu nomes da música, da tecnologia e da cultura.
Visivelmente emocionado, Gil, de 83 anos, interpretou sucessos de sua carreira e dedicou um dos momentos mais marcantes da noite à filha. Ao iniciar Drão — composta para Sandra Gadelha, mãe de Preta — o artista lembrou da cantora:
“Nas vezes em que tenho tocado essa música ultimamente, tenho cantado para ela. Nesses últimos anos, sempre para ela. Uma das meninas lá de casa, nossa querida Preta”, declarou, sob aplausos.
Após a canção, a plateia de cerca de 800 pessoas se levantou para ovacionar o artista, que permaneceu alguns segundos de olhos fechados, antes de abrir os braços em agradecimento.
Repertório de homenagens e clássicos
O show foi aberto com Punk da Periferia e contou com clássicos como Palco, Chiclete com Banana, Ladeira da Preguiça — eternizada por Elis Regina —, Aquele Abraço, Andar com Fé e Tempo Rei.
Gil estava acompanhado pelos filhos José Gil, na bateria, e Bem Gil, na guitarra, frutos do casamento com Flora Gil.
A emoção tomou conta novamente com Estrela (1997). “Para as crianças lá em casa, quando vai-se alguém, especialmente assim na família, dizemos a elas que virou uma estrela”, disse o artista, antes de iniciar a canção.
No repertório, ainda estiveram presentes Esotérico, Não Chore Mais, Vamos Fugir — conhecida na voz do Skank —, Esperando na Janela, Maracatu Atômico e Toda Menina Baiana, que encerrou a apresentação sob fortes aplausos.
Retomada da turnê
O show, segundo os organizadores, foi planejado como uma homenagem à cidade de São Paulo. Além de Gil, o evento contou com a participação do historiador israelense Yuval Noah Harari, que fez uma palestra seguida de conversa com Pedro Bial.
Gil retoma a turnê Tempo Rei em setembro, em Porto Alegre. Em São Paulo, os próximos shows estão marcados para os dias 17 e 18 de outubro.








































