O cineasta neozelandês Lee Tamahori, conhecido por dirigir 007: Um Novo Dia para Morrer e Amor e Fúria, faleceu aos 75 anos, em sua residência, conforme informou a família ao site TMZ. Segundo o comunicado, Tamahori partiu de forma calma, cercado por seus entes queridos.
“Seu legado perdura com sua família, seus netos, todos os cineastas que ele inspirou, todas as barreiras que quebrou e todas as histórias que contou com seu olhar genial e coração sincero. Um líder carismático e um espírito criativo incansável, Lee defendeu o talento maori tanto na frente quanto atrás das câmeras”, afirmou a família.
Tamahori também deixou sua marca em obras que exploram profundamente a cultura neozelandesa, como Mahana e The Convert, reafirmando sua conexão com Aotearoa. “Ele finalmente retornou para casa para contar histórias enraizadas em whakapapa e identidade. Perdemos um espírito criativo imenso”, completou a nota.
O cineasta dirigiu o vigésimo filme da saga James Bond, 007: Um Novo Dia para Morrer, que foi o último com Pierce Brosnan antes do reboot da franquia com Daniel Craig. Ao longo de sua carreira, que se estendeu de 1989 a 2023, Tamahori também dirigiu um episódio da aclamada série Família Soprano e trabalhava em Imperator, filme previsto para lançamento em 2026, caso seja concluído.




















































