Uma instabilidade na Cloudflare, empresa responsável por serviços de distribuição de conteúdo e proteção de tráfego na internet, provocou a queda de diversos sites e aplicativos na manhã desta terça-feira (18). Entre as plataformas afetadas estavam o X (antigo Twitter) e o ChatGPT.
Segundo o Down Detector, os primeiros relatos de falhas começaram por volta das 8h50 (horário de Brasília). A dimensão do problema foi tamanha que até o próprio Down Detector apresentou instabilidade, dificultando o monitoramento das quedas.
Usuários do X relataram dificuldade para carregar o feed e acessar conteúdos. Em muitos casos, ao tentar atualizar a página, surgia a mensagem: “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página.”

No caso do ChatGPT, usuários se depararam com uma mensagem solicitando o desbloqueio de uma ferramenta da própria Cloudflare para prosseguir com o acesso.

Outros serviços como o Canva também registraram instabilidade possivelmente ligada ao serviço de nuvem.
O que são os Challenges da Cloudflare?
Um dos principais erros identificados durante a grande queda foi o relacionado aos chamados “Challenges Cloudflare”. Tanto o Down Detector quanto o próprio site do ChatGPT exibiam esses termos.
De acordo com a documentação oficial da Cloudflare, os “Challenges”, ou “desafios”, são mecanismos de segurança utilizados para verificar se o visitante de um site é realmente um humano e não um bot ou script automatizado.
Em outras palavras, os Challenges são testes destinados a confirmar se o acesso a determinado site está sendo feito por uma pessoa ou por um bot. Essa diferenciação é fundamental para evitar ataques cibernéticos, como os de DDoS, que sobrecarregam serviços com um grande volume de acessos automatizados para derrubar um site.
A documentação destaca:
“Os Challenges são projetados para proteger sua aplicação sem introduzir atrito desnecessário. A maioria dos visitantes passará pelos Challenges automaticamente.”
A Cloudflare ainda explica que não utiliza quebra-cabeças Captcha tradicionais ou testes visuais — como selecionar objetos ou digitar caracteres distorcidos. Todos os tipos de desafio são leves, preservam a privacidade e são otimizados para o tráfego real.
O que disse a Cloudflare?
O site de status da Cloudflare reconheceu o problema de conectividade e exibiu a seguinte mensagem na última atualização referente à Cloudflare Global Network, por volta das 9h:
“A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros generalizados 500, falhas no Cloudflare Dashboard e na API. Estamos trabalhando para entender o impacto completo e mitigar o problema. Mais atualizações serão fornecidas em breve.”
Por volta das 11h, a empresa informou que estava aplicando correções e “trabalhando para restaurar as aplicações”. Já às 10h, a Cloudflare havia indicado que o problema havia sido identificado.
Serviços normalizados
Às 14h45, a página de status da Cloudflare anunciou que todos os serviços haviam sido completamente normalizados. No total, foram mais de cinco horas de forte instabilidade.
Segundo o informe:
“Os serviços da Cloudflare estão atualmente operando normalmente. Não observamos mais erros elevados ou latência em toda a rede.”
A empresa acrescentou que suas equipes de engenharia continuam monitorando atentamente a plataforma e conduzindo uma investigação mais aprofundada sobre a interrupção anterior, embora nenhuma alteração de configuração esteja sendo realizada no momento.
A página também orienta as empresas a reativarem, com segurança, os sistemas da Cloudflare que possam ter sido desativados durante a queda, reforçando que uma investigação está em andamento para determinar as causas exatas do problema.
















































