Uma campanha publicitária de fim de ano da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, passou a ser alvo de críticas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais. O motivo foi uma fala da atriz no comercial, interpretada por bolsonaristas como provocação ou posicionamento político.
Na peça, Fernanda Torres afirma: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte. Mas, vamos combinar, sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser.”
A repercussão ganhou força no domingo (21/12), quando o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo criticando a campanha e anunciando boicote à marca. Na gravação, ele aparece jogando um par de chinelos da Havaianas no lixo. Na legenda, escreveu: “Eu vou começar o ano com o pé direito sim — e não será de Havaianas.”
No vídeo, Eduardo Bolsonaro também atacou a escolha da atriz como garota-propaganda. Segundo ele, Fernanda Torres seria “declaradamente de esquerda” e a campanha não teria sido feita por acaso. O ex-parlamentar afirmou ainda que a atriz defenderia posições contrárias a pessoas presas pelos atos de 8 de janeiro.
Outros políticos ligados ao bolsonarismo também se manifestaram. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) criticou a publicidade e incentivou o boicote à marca. “Se as Havaianas não nos querem, nós também não queremos as Havaianas”, declarou.
O deputado federal e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL-RJ) classificou a campanha como um “desserviço à sociedade”. Em publicação na rede social X, afirmou que a marca teria optado por “provocar e dividir” em pleno período natalino, chamando a publicidade de “deboche ideológico” e desrespeito aos valores de parte dos consumidores.
Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também criticou o comercial e ironizou o slogan da empresa. “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”, escreveu, sugerindo um possível impacto no consumo do produto.
Até o momento, a Havaianas não se manifestou oficialmente sobre as críticas.
















































