O filme brasileiro O Agente Secreto conquistou mais um reconhecimento internacional, desta vez com um toque de fofura. A gata Carminha, que interpreta as personagens Liza e Elis no longa-metragem, venceu o prêmio Golden Beast em um festival realizado em Hollywood.
A novidade foi compartilhada nas redes sociais pelo diretor Kleber Mendonça Filho. Em publicação no Instagram, ele celebrou a conquista e destacou a importância da premiação. “As nossas gatas Liza & Elis ganharam. Recebi finalmente o cobiçado troféu das mãos de Florence Almozini, diretora de Programação e grande pessoa. Que emoção”, escreveu.
Segundo o cineasta pernambucano, o Golden Beast é “um dos grandes e mais prestigiosos prêmios” recebidos pelo filme até agora. Desde o início da temporada de premiações, O Agente Secreto já soma 48 estatuetas e desponta como um forte candidato ao Oscar 2026, cuja lista de indicados ainda não foi divulgada.
O prêmio Golden Beast — traduzido por Kleber como “Bicho de Ouro” — é concedido em uma cerimônia organizada pelo The New York Film Festival, evento criado em 1963 para celebrar as produções cinematográficas mais relevantes do ano.
Na estatueta recebida por Carminha estão gravados os nomes “Liza e Elis”, personagens interpretadas pela felina no longa, com o auxílio de Imagens Geradas por Computador (CGI) em algumas cenas.
A tutora da gata, Kamila Alves, também comemorou a vitória nas redes sociais. “Que alegria absurda! Carminha premiada. Minha Gatriz entregou tudo nessa participação em O Agente Secreto e meu coração tá explodindo de orgulho!”, escreveu.
Além do Golden Beast, o filme brasileiro concorre no próximo domingo, dia 11, a três categorias do Globo de Ouro 2026: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.














































