POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Internet/ Influencers/ TikTok

Trump afirma que vai proibir o aplicativo TikTok de operar nos EUA

Poucos dias após um assessor da Casa Branca sugerir que o TikTok se desvinculasse de sua matriz chinesa para evitar problemas nos EUA, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que irá proibir o aplicativo de operar no país.

No ano passado, os senadores Charles Schumer e Tom Cotton, questionaram as práticas de coleta de dados da ByteDance, empresa chinesa que além de proprietária, também é a operadora do app.

Em carta enviada à Inteligência Nacional dos Estados Unidos, eles expressaram preocupação sobre a possibilidade da empresa cooperar com os serviços de inteligência de Pequim.

O assunto vai mais além, desde de dezembro de 2019 o comando da Marinha dos EUA proibiu o uso do TikTok em dispositivos conectados à rede internada do Corpo de Fuzileiros Navais, sob o argumento de “ameaça à segurança cibernética”.

Compra do aplicativo

Ainda na sexta, uma fonte anônima, supostamente ligada à negociação, declarou que a Microsoft está negociando a compra do app. Entretanto, com o cenário do banimento, fica incerto incerto como se daria o negócio.

Pode ser que, com a compra concretizada pela empresa americana, o aplicativo volte a operar no território, apaziguando as preocupações de Trump quanto à espionagem chinesa.

Escrutínio do TikTok

O aplicativo passa por um período intenso de verificações desde o fim do ano passado. “Existem vários funcionários do governo que estão analisando o risco de segurança nacional no que diz respeito ao TikTok e outros aplicativos”. Esta foi uma afirmação feita em 15 de julho pelo chefe de gabinete de Donald Trump, Mark Meadows, a um grupo de repórteres.

Além dele, o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o conselheiro da Casa Branca, Peter Navarro, revelaram à Fox News – canal conservador de notícias americano de televisão a cabo – que os EUA estão pensando em proibir aplicativos chineses, dos quais o TikTok é o mais cotado em questões de segurança.

No entanto, as autoridades americanas forneceram poucas evidências de suas alegações sobre o TikTok, além de só apontarem para seu país de origem. Na China, especialistas dizem que, embora essas possibilidades não possam ser descartadas, o bloqueio do TikTok é uma medida drástica e que não necessariamente resolveria todos os problemas que dizem respeito aos detratores do aplicativo.

A empresa disse repetidamente que o Partido Comunista Chinês não exerce influência sobre suas operações. O aplicativo não está disponível na China, embora a ByteDance execute uma plataforma semelhante chamada Douyin em território asiático. Além disso, enfatiza que armazena dados de usuários americanos nos EUA, e que nenhum deles está sujeito às leis chinesas.

Via: Reuters

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Últimas notícias

Globo de Ouro 2026: Wagner Moura faz história e vence prêmio de Melhor Ator - Foto: Reprodução

Famosos

O ator brasileiro Wagner Moura foi incluído na Post Next 50, lista anual divulgada pelo jornal The Washington Post que reúne as 50 personalidades...

Famosos

Influenciadora movimentou as redes sociais com o clique ousado.

Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs ao dividirem o palco diante de mais de 350 mil pessoas, após interação que viralizou nas redes sociais. Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs ao dividirem o palco diante de mais de 350 mil pessoas, após interação que viralizou nas redes sociais.

Famosos

Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs com interação.

Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto. Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto.

Famosos

Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto.

Notícias

Marca símbolo de status nos anos 2000 enfrenta crise judicial e acusações de manobras fiscais.

Música

Clarinetista francês foi pioneiro do free jazz na Europa e construiu carreira marcada pela versatilidade e parcerias com grandes nomes da música contemporânea.

Veja também

Famosos

A cantora Simony voltou aos holofotes, desta vez por um assunto judicial. A artista está sendo processada pela Rede D’Or São Luiz por uma...

Famosos

O cantor Zé Felipe, de 27 anos, surpreendeu os seguidores ao revelar um detalhe curioso sobre suas preferências pessoais. Filho do sertanejo Leonardo e...

Realities

O participante Big Brother Brasil 26 voltou ao centro das atenções após um momento íntimo exibido pelas câmeras do reality repercutir intensamente nas redes...

Famosos

Henri Castelli desmentiu rumores de que seria milionário.