Televisão

Ana Maria Braga diz estar com “inveja branca” de repórter e é acusada de racismo

Ana Maria Braga diz estar com “inveja branca” de repórter e é acusada de racismo
Foto: Reprodução/ TV Globo

Ana Maria Braga gerou polêmica na manhã desta quarta-feira (22). Ao mostrar uma plantação de girassol no “Mais Você”, apresentadora usou uma expressão racista dizendo sentir uma “inveja branca” do repórter.

“Tem alguns momentos, não quando vocês passam perrengues, eu fui repórter de rua durante muito tempo e morro de inveja, inveja boa, inveja branca de estar aí onde está. Você aí e eu aqui hoje, que lindas”, disse Ana .

No Twitter, o termo “inveja branca” ficou entre os mais comentados da manhã, com muitos usuários criticando a apresentadora. “Ana Maria do céu, não existe inveja branca. Isso é racismo!”, disse um perfil. “22/09/2021 e Ana Maria Braga soltando um “inveja branca”, disse outro. “Não tem jeito: o racismo nosso de cada dia sempre transparece na expressão espontânea”, adicionou um terceiro.

Veja a repercussão:

Inveja Branca

“Inveja Branca” é um termo é considerado racista por associar a ideia de algo positivo com o branco a uma coisa boa. Ou seja, se a inveja é algo ruim, ao ser branca ela é suavizada. A expressão acaba reforçando a associação do preto com comportamentos ou atitudes negativas.

Ana Maria Braga já usou expressões racistas

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a veterana diz uma fala considerada racista. Em março deste ano, Ana Maria Braga se retratou após falar sobre “racismo reverso” ao citar o “BBB 21”.