Durante uma entrevista, Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera causaram polêmica nas redes sociais. Os influenciadores deram uma fala racista que ficou marcada, e gerou diversas críticas de seguidores e fãs, principalmente no Twitter.
Gustavo, que é gay, revelou que gosta do tipo de homem ‘maloca’. “Maloca, tatuado. Quanto mais estragado for, melhor. Para namorar, não. Mas o que eu sinto atração mesmo são sempre os maloca tatuado.” A fala foi controversa tanto pelo termo utilizado quanto pelo preconceito em ter relacionamento sério com pessoas “não convencionais”. O discurso de Gustavo é semelhante a o de um homem machista que divide mulheres em “para casar” e “para comer”.
Matheus concordou com o amigo. “Se eu fosse desenhar, eu gosto também dos tatuados. Meu ex é loiro, branquinho. Eu pago a minha língua”, disse. Nas redes sociais, o público ficou revoltado. “Gustavo rocha sendo racista… fetichizando homens não-brancos e falando que não serviria pra namorar pessoas não-brancas, além de utilizar a palavra “estragado” pra se referir a essas pessoas. o racismo bem escancarado”, escreveu um.
Confira o trecho do vídeo:
https://twitter.com/ruanoliveira/status/1328351092426543105
Gustavo Rocha e Matheus Mazzafera se manifestam
Depois da polêmica, os dois se pronunciaram. “Me expressei mal”, disse Matheus, enquanto Gustavo disse que não era sua intenção soar racista.
Gostaria de pedir desculpas! Me expressei mal. Quis dizer que eu acho mais bonito homem com tatuagem, eu por exemplo estou fazendo varias. E meu ex namorado nao tinha nenhuma tatuagem. Eu dizer isso. Me desculpa por expressar mal
— Ma Massafera 👑 (@matmazzafera) November 16, 2020
Gente, vamos lá! Eu quero esclarecer sobre a interpretação que algumas pessoas tiraram da minha fala no vídeo.
Pra mim, "maloka' não está relacionado a cor da pele de alguém e sim de quem gosta de 'zoeira' na noitada, ou como um ‘estilo de vida’.
— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020
Ao final do vídeo, quando digo “comigo é assim também”, eu me refiro ao fato de sentir atração por um estilo de homem e acabar namorando outro. Nunca me referi à cor da pele.
— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020