Caroline Polachek

Os projetos musicais da compositora, produtora e cantora Caroline Polachek variaram do pop dramático de Chairlift a seu alter ego mais melancólico Ramona Lisa, música ambiente experimental como CEP e electro-pop desequilibrado sob seu próprio nome. Ela entrou na Billboard 200 como membro do Chairlift com seu segundo álbum, Something de 2012. Sua estreia em Ramona Lisa, Arcadia, chegou em 2014 e Drawing the Target Around the Arrow, seu primeiro álbum como CEP, foi lançado em 2017. Em 2019, ela lançou seu primeiro trabalho como Caroline Polachek, Pang, que a encontrou explorando ainda mais o eletro atmosférico -pop, um estilo que ela continuou a mostrar em Standing at the Gate: The Remix Collection de 2021 e no single “Bunny Is a Rider”. Enquanto isso, seus créditos de composição para outros artistas incluíam faixas de Beyoncé, Solange, Travis Scott e Charli XCX, entre outros.

Nascida em 1985 em Manhattan, Polachek passou seus primeiros anos morando em Tóquio com sua família, onde foi exposta à música tradicional japonesa. Por volta dos seis anos, ela se mudou de volta para os Estados Unidos. Crescendo em Greenwich, Connecticut, ela andava a cavalo, cantava no coral da escola e começou a tocar teclado. Durante o ensino médio, ela descobriu punk, emo e indie rock, e tocou em várias bandas antes de ir para a faculdade.

Foi no início de 2006, enquanto estudante da Universidade do Colorado em Boulder, que Polachek formou Chairlift com Aaron Pfenning com o objetivo de fornecer música para casas assombradas. Depois de descobrir que seu trabalho transcendeu seu propósito original, Pfenning e Polachek aumentaram as apostas e seguiram para o leste, estabelecendo-se no Brooklyn antes de adicionar o terceiro membro Patrick Wimberly. Eles rapidamente fizeram um nome para si mesmos, fazendo shows com promissores semelhantes como MGMT e Yeasayer enquanto assinavam um contrato com a gravadora independente Kanine. O primeiro lançamento do Chairlift na gravadora, um single intitulado “Evident Utensil”, contou com um remix de MGMT e foi um precursor da estreia completa do grupo. Lançado em 2008, Does You Inspire You recebeu um impulso promocional extra quando “Bruises” apareceu em um comercial de uma empresa de tecnologia popular.

No início de 2009, grandes gravadoras ligaram e Chairlift assinou com Columbia, que relançou Does You Inspire You em abril. O segundo álbum Something foi gravado pela dupla de Polachek e Wimberly após a saída de Pfenning. Chegando no início de 2012, elevou o pop caleidoscópico da banda a uma escala maior com a ajuda dos produtores Dan Carey e Alan Moulder. O álbum quebrou a Billboard 200 e acabou em muitas listas de “melhores de 2012”. Uma fã do disco acabou sendo Beyoncé, que convidou a dupla para ajudar a colaborar em músicas para Beyoncé. Chegando ao último álbum de 2013 foi “No Angel”, que Polachek co-escreveu com Beyoncé e James Fauntleroy.

No início do ano seguinte, Polachek fez sua estreia solo com a Arcadia (Terrible Records), lançando-a sob o apelido de Ramona Lisa. Ela gravou o álbum inteiro em seu laptop, usando apenas instrumentação MIDI e sem microfones externos. O EP Dominic seguiu antes do final de 2014, com as versões de piano de três faixas chegando em 2015.

No ano seguinte, ela se reuniu com Wimberly para o terceiro álbum do Chairlift, Moth, que encontrou a dupla adotando um som mais elegante e mais pop. Com entrada instrumental de Robin Hannibal, do Quadron, o disco foi lançado na Columbia no início de 2016. Polachek também contribuiu com a composição de uma faixa de Birds in the Trap Sing McKnight daquele ano do rapper Travis Scott.

Em janeiro de 2017, ela lançou seu primeiro álbum instrumental, Drawing the Target Around the Arrow, sob suas iniciais, CEP. Um set de uma hora construído a partir de ondas senoidais, chegou à Pannonica Records. O Chairlift se separou no final de 2017, realizando uma série de shows de despedida em abril, com seu set final ocorrendo no Brooklyn Steel. No final de 2017, Polachek havia contribuído com a escrita de novos lançamentos de Beach Fossils, Charli XCX, Fischerspooner, Solange e Pentatonix filial Superfruit. Ela apareceu como vocalista de destaque nas gravações de 2018 de Blood Orange, the Night Game e Charli XCX.

Em 2019, ela voltou com a faixa electro-pop “Door”, lançada na Columbia Records e usando seu próprio nome. Várias outras músicas apareceram online, incluindo “Ocean of Tears”, “Parachute” e “So Hot You’re Hurting My Feelings”, que levaram ao lançamento do álbum completo Pang. O álbum encontrou Polachek trabalhando com alguns colaboradores, incluindo Danny L. Harle, A.G. Cook, Andrew Wyatt e outros. Um álbum complementar, Standing at the Gate: The Remix Collection, chegou em 2021 e apresentava remixes de faixas de Pang, bem como um cover da música de Corrs “Breathless”. Também em 2021, ela lançou o single autônomo produzido por Harle “Bunny Is a Rider”.

Top 5 Letras

Ver todas as letras

Top 5 Álbuns

Ver todos os álbuns