Gaúcha de Tuparendi, Rio Grande do Sul, Luísa Sonza, 23 anos, é apaixonada por música desde sua infância, quando cantava para o pai, durante as viagens de carro que a família realizava. A paixão por esta arte foi crescendo a partir da participação de Sonza em uma banda local por dez anos e hoje se transformou em uma carreira que, a cada dia, se mostra mais consolidada.
Depois da experiência e background em sua cidade, a internet foi a porta de entrada de Luísa para um público muito maior, gravando músicas em voz e violão no Instagram e, posteriormente, no Youtube. No canal, ela exibia seu talento em covers de artistas que eram suas inspirações, como Anitta, Wesley Safadão, Emicida, Luan Santana, The Beatles e Justin Bieber.
Os vídeos renderam reconhecimento e, em 2017, Luísa ganhou o Prêmio Multishow de “Melhor Cover da Web”. A partir daí, a cantora iniciou sua carreira autoral, se dedicando a trabalhar suas próprias composições.
Sucessos como “Olhos Castanhos”, “Não Preciso de Você pra Nada” (participação de Luan Santana), “Good Vibes”, “Meu Sabor” e “Rebolar”, elevaram a trajetória da cantora, que, em 2018, teve com o videoclipe de “Rebolar”, o terceiro maior número de visualizações da Vevo Brasil.
Em 2019, outro grande passo na carreira foi com o lançamento de “Pandora”, primeiro álbum da artista. São 8 faixas, que mostram toda sua versatilidade, com batidas mais lentas, românticas, eletrônicas e, também, dançantes.
O sucesso continuou com uma série de singles lançados entre 2019 e 2021. Entre eles, “BRABA” é um grande marco. Com a faixa, Luísa figurou pela primeira vez no topo do Spotify Brasil. Hoje a música conta com mais de 330 milhões de streams nas plataformas de áudio.
Na sequência deste hit, Luísa fez uma série de feats de peso, como Katy Perry, Pabllo Vittar, Anitta, Dilsinho, Danna Paola e muitos outros. O nome de Sonza figurou muitas vezes nos principais rankings de música do Brasil neste período.
Em julho de 2021 foi lançado “DOCE 22”, segundo disco da cantora, que alcançou um enorme sucesso, com mais de 5.2 milhões de execuções das músicas nas primeiras 24 horas do lançamento. Outra marca expressiva do lançamento é que ele foi o álbum nacional feminino mais escutado na plataforma no ano passado.
“DOCE 22” ainda teve lançamentos posteriores, com os três singles que estavam bloqueados no lançamento original. Entre eles “fugitivos :)”, em parceria com Jão, a faixa “Anaconda *o* ~~~”, um feat com a norte americana Mariah Angeliq, e, por último, a música “CAFÉ DA MANHÃ ;P”, em feat com Ludmilla. Todas essas canções tiveram videoclipes com direção criativa da própria Luísa.
Cada vez mais disposta a arriscar e mostrar seu potencial artístico, Luísa mistura uma série de elementos que vão desde o funk, passando por ritmos latinos e batidas eletrônicas, tudo com uma aura pop deliciosa, que faz dançar, cantar e transmite toda a força da jovem.
Em maio de 2020, Luísa assinou contrato com a Sony Music para focar na carreira internacional. O valor do acordo chegou a impressionantes R$ 100 milhões, segundo noticiou a mídia.
Com 29 milhões de seguidores no Instagram, 9 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 1 bilhão e 700 milhões de visualizações no seu canal do Youtube, Luísa usa sua arte e seu alcance como arma para lutar e defender a autonomia, liberdade e independência da mulher, buscando mais igualdade e espaço de debate para provocar mudanças reais na sociedade.