Ricky Martin

Enrique Martín Morales Embaixador da boa vontade da UNICEF (San Juan, 24 de dezembro de 1971), mais conhecido pelo seu nome artístico Ricky Martin é um cantor, compositor e ator porto-riquenho. Foi um dos maiores ídolos adolescentes na América Latina durante os anos 90 e uma figura importante na música pop americana até o final da década. Martin ficou mundialmente conhecido por ser o vocalista da banda Menudo.

Depois de cinco anos com o grupo, ele lançou vários álbuns solo em espanhol na década de 1990. O cantor também atuou no palco e na televisão no México, onde conseguiu um estrelato modesto. Ele apareceu na novela de televisão norte-americana General Hospital (1994), interpretando um cantor porto-riquenho.

No início de 1999, depois de lançar vários álbuns em espanhol, Martin cantou “The Cup of Life” (1998) no Grammy Awards de 1999, que se tornou um catalisador para colocar o pop latino na vanguarda da cena musical dos Estados Unidos.

Ricky Martin nasceu em San Juan, Porto Rico. Filho de Nereida Morales, uma contabilista e Enrique Martín Negroni (filho de Enrique Martín e Iraida Negroni Arizmendi), um psicólogo. Ele era o segundo irmão mais novo. Seus pais se divorciaram quando ele tinha dois anos e Martin passou grande parte de sua infância mudando entre a casa de seu pai nos subúrbios de University Gardens, um bairro suburbano da classe média de San Juan e a casa da sua avó paterna nas proximidades. Martin tem dois meio-irmãos maternos mais velhos, Fernando e Ángel Fernández, dois meio-irmãos paternos mais velhos, Eric e Daniel Martín, e uma meia-irmã paterna mais nova, Vanessa Martín. Martin, em uma entrevista com Vanity Fair, descreveu suas origens como espanhol, com ascendência Basca de seus bisavós, além de alguns corsos através de sua avó paterna.

O cantor cresceu em uma casa católica romana e foi coroinha durante sua infância. Ele começou a cantar aos seis anos de idade, usando colheres de cozinha de madeira como microfones; ele muitas vezes interpretou músicas do Menudo e também cantava músicas de bandas de rock em inglês, como Led Zeppelin, Journey e REO Speedwagon. O lado de sua família materna era inclinado a música, e seu avô materno era um poeta, que inspirou o jovem Martin a escrever canções. Martin mais tarde refletiu sobre o tempo gasto com a família quando criança: “Toda vez que me encontro diante de uma audiência, sejam vinte pessoas ou cem mil, mais uma vez eu sinto a energia que me consumiu de volta aos encontros familiares de minha juventude.”

Depois de descobrir, com seu pai, um anúncio de jornal sobre audições para comercial, Martin, aos nove anos de idade, começou a aparecer em comerciais de televisão porto-riquenhas para produtos como refrigerantes, pastas de dente e restaurantes de fast food. Em um ano e meio, ele estrelou onze comerciais.

Depois de conseguir uma fama modesta em Porto Rico por seu trabalho em comerciais de televisão, Martin fez uma audição para ser membro da banda porto-riquenha Menudo. Embora os executivos gostassem de sua dança e cantoria em suas duas primeiras audições, Martin foi rejeitado porque era muito pequeno. Na terceira audição, sua persistência impressionou os executivos e, em 1984, Martin, de doze anos de idade, se tornou um membro. Um mês depois de se juntar ao Menudo, ele fez sua performance de estreia com o grupo no Luis A. Ferré Performing Arts Center em San Juan. Durante esta apresentação, ele desobedeceu inadvertidamente a coreografia caminhando ao redor do palco, quando foi planejado que ele ficasse quieto e foi castigado pelo gerente da banda após o show: “O erro foi tão grande que, a partir desse momento, Nunca mais me mudei quando não deveria movê-lo … Essa era a disciplina de Menudo: você fazia as coisas da maneira que lhe disseram ou não fazia parte do grupo.”A música “Asignatura Pendiente” de Almas del Silencio (2003) foi inspirada pela primeira vez que Martin deixou Porto Rico para visitar Menudo.

Embora Martin tenha gostado de viajar e atuar no palco com Menudo, ele encontrou o horário ocupado da banda e a gestão rigorosa e cansativa, e depois refletiu que a experiência “lhe custou” sua infância. Ele considerou deixar o grupo durante uma turnê no Brasil, mas finalmente decidiu ficar, por medo da reação dos meios e ser processado por violação de contrato. Martin também começou a lutar com sua sexualidade, observando o forte contraste entre seu status como um símbolo sexual e suas próprias emoções. Apesar disso, Martin reconheceu sua “oportunidade de ter tantas experiências incríveis com tantas pessoas incríveis” durante seu tempo com o grupo. Ele desenvolveu interesse na filantropia quando o grupo se tornou embaixador da UNICEF, trabalhando frequentemente com crianças empobrecidas nos países do terceiro mundo. Suas experiências como embaixador o afetaram muito e o inspiraram a continuar trabalhando com instituições de caridade mais tarde na vida.

Em 1987, as vendas recorde de Menudo começaram a diminuir, e o grupo mudou sua imagem, adotando um visual mais dramático e executando músicas mais influenciadas pelo rock. A banda lançou o álbum Somos Los Hijos del Rock (1987) em espanhol e apelou para fãs filipina de Menudo, o grupo também lançou In Action (1987), gravando músicas em inglês e em Língua tagalo. Depois de gravar 11 álbuns com o grupo, Martin deixou Menudo em julho de 1989, aos dezessete anos, esperando descansar e avaliar sua carreira. Ele realizou seu show final com o grupo no mesmo local onde realizou seu primeiro desempenho como membro. Martin voltou para Porto Rico para se formar no ensino médio e treze dias depois de completar dezoito anos, mudou-se para a cidade de Nova York para celebrar sua independência financeira; Como ele era menor de idade durante seu tempo como membro de Menudo, Martin não podia acessar sua própria conta bancária. Ele foi aceito na universidade Tisch School of the Arts, mas meses antes das aulas começarem, Martin desistiu e mudou-se para Cidade do México para tocar na peça ‘”Mama Ama el Rock” (Mamãe ama o Rock).

Enquanto ele se apresentava no palco em Mama Ama el Rock, um produtor da platéia percebeu a atuação de Martin e ofereceu-lhe um papel na telenovela mexicana Alcanzar una estrella após o show. Ele também se juntou ao elenco para a segunda temporada do show, intitulado Alcanzar una estrella II. Um filme baseado na série de televisão, intitulado Más que alcanzar una estrella, em que Martin também estrelou e, em 1993, ganhou o El Heraldo Award por seu papel. O filme centrou-se em torno de um grupo musical de ficção chamado Muñecos de Papel, no qual Martin fez o personagem Pablo Loredo, um dos seis membros; O grupo percorreu várias cidades no México e gravou dois álbuns. Embora ele tenha esperado fazer uma pausa depois de viajar com Menudo, Martin apreciou a experiência porque ele se deu bem com os outros membros.

“Eu estava tão entusiasmado para voltar ao mundo da música que eu não me importava quais eram as condições … Todo o trabalho árduo e a paixão que eu exercia finalmente começaram a se concretizar e a música voltou à minha vida poderosamente e definitivamente.”

— Martin, ao gravar seu álbum de estréia.
Em 1990, Martin assinou com a Sony Music Latin, a impressão latina da Sony Music Entertainment. Ansioso para fazer seu primeiro álbum solo, Martin assinou o contrato sem lê-lo e inadvertidamente assinou um acordo no qual ele só receberia um centavo de royalties por cada álbum vendido. Apesar de considerar o contrato como injusto, Martin referiu o recorde como “o começo de algo fenomenal” para ele. Depois de trabalhar “24 horas por dia” para terminar de filmar Alcanzar una estrella II e gravar música, Martin lançou seu primeiro álbum solo, em espanhol intitulado Ricky Martin, em novembro de 1991. “Ricky Martin” têm como singles: Fuego Contra Fuego e El Amor de Mi Vida. A canção “Fuego Contra Fuego” foi certificado ouro no México, Argentina, Porto Rico e Estados Unidos. Para promover o álbum, Martin percorreu toda a América Latina, que o cantor se referiu como “um sentimento indescritível, quase como chegar em casa”

Após o sucesso de Ricky Martin e sua turnê subseqüente, a gravadora de Martin contratou o aclamado produtor Juan Carlos Calderón para o seu segundo álbum solo, Me Amarás (1993). Embora Martin tenha se sentido “muito grato” pela oportunidade de trabalhar com Calderón, ele observou: “Eu sempre senti que esse registro era mais do que o meu.”O álbum foi lançado em maio de 1993, Me Amáras apresenta uma cover de língua espanhola da música Self Control de Laura Branigan, intitulada “Que Dia Es Hoy”.

Em 1994, o agente de Martin o encorajou a se mudar para Los Angeles para atuar em uma comédia americana intitulada Getting By. O show foi cancelado após duas temporadas, mas logo depois, Martin recebeu o papel de cantor e barman Miguel Morez na novela General Hospital. Martin sentiu que ele não tinha química com o resto do elenco de “General Hospital” e observou que as pessoas o tratavam de forma diferente por causa de seu sotaque porto-riquenho. Na época, era relativamente incomum que as pessoas hispânicas aparecessem na televisão americana, e as pessoas sugeriram que ele tomasse aulas de redução de sotaque, o que ele recusou. Foi durante este tempo, no entanto, que Martin começou seu primeiro relacionamento comprometido com um homem. Ele “parou de temer a sua sexualidade”, e logo se assumiu para sua mãe, que apoiou o filho. No entanto, depois que o relacionamento terminou, Martin “bloqueou seus sentimentos até mais profundamente dentro”, e começou a namorar mulheres novamente. Ele lembrou: “Eu já senti que era difícil ser um Latino em Hollywood, o que poderia ter sido mais difícil do que ser latino e gay?.”

Em 1995, Martin reorientou-se em sua carreira musical e começou a trabalhar em seu terceiro álbum de estúdio, A Medio Vivir. O primeiro single a balada Te extraño, te olvido, te amo, escrito pelo produtor de Lynda Thomas, Carlos Lara, lembrou o trabalho anterior. Com a música, Martin promoveu sua expansão do público latino-americano e espanhol para os mercados europeu e asiático. No entanto, o recorde também fez uma mudança de suas composições tradicionais de estilo balada para uma fusão mais arriscada de música centrada em sons latinos tradicionais, sintetizada pela música María. Surpreendidos pelo estilo musical extremamente diferente, os executivos da gravadora sentiram que a música arruinaria a carreira de Martin. Apesar disso, “Maria” foi escolhida como o segundo single do álbum, e se tornou um sucesso decisivo, alcançando o número um na França, Espanha, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Suíça, Finlândia, Itália, Turquia e todo o continente da América do Sul. Com “A Medio Vivir”, Martin foi creditado, junto com cantores Chayanne e Marc Anthony, por popularizar a música de Porto Rico na Espanha. O álbum vendeu 3 milhões de cópias mundialmente.

Em uma entrevista de 1996 com The Miami Herald, Martin expressou interesse em atuar na Broadway. Dias após a entrevista ter sido lançado, Martin recebeu um telefonema do produtor Richard Jay-Alexander, oferecendo-lhe o papel de Marius Pontmercy na peça Les Misérables. Após a conclusão de uma turnê mundial em apoio ao álbum A Medio Vivir, Martin retornou para Nova York para aparecer na peça, onde atuou por onze semanas. Ele gostou muito da experiência, chamando seu tempo de atuação de “honra” e “o papel de [sua] vida”. Martin continuou a turnê após a conclusão da corrida do show, e observou que seu público estava crescendo em tamanho e entusiasmo. Em 1997, Martin foi convidado para o prestigiado Festival de Sanremo em Sanremo, na Itália. Depois de pousar em Milão, a viagem de helicóptero programada de Martin para Sanremo teve que ser adiada devido a condições climáticas precárias. Com a esperança de chegar no festival a tempo, Martin e sua equipe passaram pelo terreno montanhoso em mais de 120 milhas por hora. O carro então se virou rapidamente e virou-se. No entanto, “nenhum de nós teve mais do que um par de arranhões e hematomas” e ele chegou no festival a tempo em táxi mais tarde naquele dia. No verão de 1997, Martin embarcou em uma turnê pela Espanha, realizando quarenta e cinco shows em trienta e seis cidades.

Durante o turno, Martin voltou ao estúdio para gravar seu quarto álbum, Vuelve (1998). Ele chamou a experiência de fazer turnê e gravar álbum ao mesmo tempo como “brutal e incrivelmente intenso.” Quando ele estava terminando o recorde, o cantor foi contatado pela FIFA para escrever uma música para a Copa do Mundo de 1998; Martin posteriormente escreveu “La copa de la vida” com K. C. Porter e Draco Rosa. Ele realizou a música na final da Copa do Mundo no Stade de France em 12 de julho de 1998. O desempenho, que foi transmitido para mais de um bilhão de telespectadores em 187 países, foi descrito como um “momento global para o pop latino.” “La copa de la vida” alcançou o número um nas paradas do mundo e foi ouro e platina em vários países. Foi premiado com a Canção Pop do Ano em 1999 no Lo Nuestro Awards. A faixa-título do álbum Vuelve e a balada “Perdido Sin Tí” atingiram o número um na parada Hot Latin Songs. Outros singles incluíram: “La Bomba”, “Por Arriba, Por Abajo” e “Corazonado”. O álbum Vuelve passou vinte e seis semanas no número um no Billboard Top Latin Albums. Tornou-se o primeiro álbum dos quatro de Martin a entrar na Billboard 200 nos Estados Unidos, onde foi certificado platina pela RIAA por ter vendido um milhão de cópias. O álbum também foi número um na Espanha e na Noruega, e vendeu mais de oito milhões de cópias em todo o mundo.

Martin foi nomeado para o seu primeiro Grammy Awards por Vuelve na categoria de Best Latin Pop Album, e foi convidado a cantar na 41ª edição anual do Grammy Awards em 1999. Sua aclamada performance de “La copa de la vida” ganhou a Martin uma inesperada ovação de pé e apresentou-o à grande audiência americana. Estando ciente de atuar no Grammy, ele disse que: “A emoção é mais do que ser nomeado para o prêmio. A audiência na minha frente são pessoas que são difíceis de agradar. Sting! Madonna! Luciano Pavarotti! Obter a aceitação de seus pares realmente significa muito.” Martin ganhou o Grammy Award mais tarde naquela noite, e até mesmo os superstars Madonna e Sting foram nos bastidores para parabenizá-lo. Sua aparência despertou interesse nacional na música latina. Escrevendo para Billboard em 24 de abril de 1999, Michael Paoletta observou: “Nas semanas desde [a performance], parece que todos os executivos da gravadora estiveram em uma busca aquecida para o próximo latino gostoso”.

 

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