O ator Charles C. Stevenson Jr., conhecido por sua longa carreira na televisão americana e, especialmente, por interpretar o bartender Smitty na série Will & Grace, morreu aos 95 anos. A informação foi confirmada pela revista Variety.
Stevenson faleceu no dia 19 de janeiro, em sua casa na cidade de Camarillo, na Califórnia, por causas naturais. Com quase 40 anos de carreira, o ator construiu uma trajetória marcada por participações constantes em séries e filmes populares da TV e do cinema.

Apesar de ser lembrado principalmente como Smitty, o simpático bartender do bar frequentado pelos protagonistas de Will & Grace, o ator tinha um carinho especial por interpretar personagens religiosos. Segundo um comunicado enviado por seu filho, Stevenson gostava particularmente de viver pastores, padres e pregadores.
“Nas palavras dele, seu trabalho era ‘casar ou enterrar pessoas’”, diz o texto. “Ele contava que diretores, muitas vezes em pânico, iam até ele pedindo que encontrasse uma forma de preencher o espaço não roteirizado entre o início do discurso — ‘Estamos aqui reunidos’ — e o ‘amém’ no final da cena. Stevenson admitia que ficou muito bom nisso.”
A última aparição de Charles C. Stevenson Jr. como Smitty aconteceu no revival de Will & Grace, exibido em 2020. Na época, ele tinha 89 anos. Seu primeiro trabalho como ator foi em 1982, em um episódio da série Voyagers!, da NBC.
Além de Will & Grace, Stevenson acumulou créditos em produções conhecidas como Ghost World, Murder, She Wrote, Men in Black, Glee, Bunheads, entre muitas outras.
Nascido e criado na Califórnia, o ator também foi veterano da Marinha dos Estados Unidos, tendo servido durante a Guerra da Coreia. Curiosamente, ele só iniciou sua carreira artística após os 50 anos, quando se mudou para Los Angeles para trabalhar em campanhas de utilidade pública.
Charles C. Stevenson Jr. deixa dois filhos, Charles II e Valerie, de seu primeiro casamento com Barbara Keller, e três filhos — Catherine, Scott e William — de seu segundo casamento com a agente e empresária de Hollywood Joy Stevenson, já falecida. Ele também deixa oito netos e seis bisnetos.
A morte do ator marca a despedida de um rosto familiar da televisão americana, lembrado não apenas por seus personagens, mas também pela dedicação tardia e apaixonada à arte de atuar.











































