No início desta semana, o ator Kahiau Machado foi vinculado ao elenco da versão live-action de “Lilo & Stitch“, nova produção da Disney. Porém, ele precisou ser substituído às pressas após o estúdio descobrir posts do artista com conteúdo racista. No filme, ele interpretaria David Kawena, par romântico da irmã de Lilo, Nani.
De acordo com o The Hollywood Reporter, a descoberta das publicações aconteceu durante um processo de verificação. No Twitter, usuários descobriram uma playlist criada pelo ator no Spotify, que tem no título uma palavra considerada a ofensa racial mais grave na língua inglesa. Como a Disney não havia confirmado oficialmente a escalação, a companhia não se pronunciou. Kaipot Dudoit (“Magnum, P.I.”) é quem deverá interpretar David. Não foram divulgados mais detalhes.
“Lilo & Stitch” acompanha a amizade formada entre uma menina solitária chamada Lilo e um alienígena parecido com um cachorro chamado Stitch, que foi geneticamente modificado para ser uma força de destruição. Com assistentes sociais intrometidos e alienígenas batendo à porta, os dois se unem por um senso comum de família. O filme foi lançado em 2002 e logo se tornou um sucesso, concorrendo ao Oscar de melhor animação em 2003.