A autora J.K Rowling, autora dos livros da série “Harry Potter”, sofreu uma ameaça de morte via Twitter logo após manifestar indignação pelo ataque contra Salman Rushdie, autor da obra “Os Versos Satânicos”, na sexta-feira (12).
Em sua postagem na rede social, ela escreveu: “Estou me sentindo muito mal agora. Espero que ele fique bem”. A resposta à publicação com a ameaça chegou por meio de um dos dois comentários do usuário @MeerAsifAziz1.
No primeiro post, o usuário escreveu que Hadi Matar, responsável agredir Rushdie com cerca de dez a 15 golpes, é um revolucionário xiita que seguiu a “fatwa” do falecido aiatolá, título que denomina a alta hierarquia religiosa entre os muçulmanos xiitas. Já o termo “fatwa”, escrito pelo indivíduo, faz referência a um decreto baseado nas leis islâmicas que chama quaisquer muçulmanos a cumprir a sentença de morte contra o autor de “Os Versos Satânicos”, considerada uma blasfêmia pelos radicais do grupo.
Na segunda publicação, veio a ameaça de morte contra J.K Rowling. O usuário @MeerAsifAziz1 disse que a escritora não precisava se preocupar com Salman Rushdie e afirmou que ela seria a próxima. Uma vez recebida a mensagem, a autora de “Harry Potter” postou outro tweet, no qual solicitou suporte do Twitter e agradeceu pelo apoio de fãs e outros usuários da plataforma. Segundo sua postagem, ainda, a Polícia já está investigando o caso.
O dono do perfil @MeerAsifAziz1 auto intitulava-se como “estudante, ativista social, ativista político e ativista de pesquisa”. O tabloide britânico Daily Mail informou que Meer Asif Aziz é paquistanês e extremista islâmico. Fora as ameaças proferidas contra J.K Rowling, ele teria elogiado várias vezes Hadi Matar. O usuário teve seu perfil desativado.