
A Band decidiu dar fim ao quadro Videocassetadas, do programa ‘Faustão na Band’ após 33 anos, somando com o tempo de exibição na Globo. A promessa que faz parte de uma mudança na atração veio após ameaças de processo à emissora do Morumbi.
Segundo apurou o site Notícias da TV, a TV foi notificada extrajudicialmente por empresas que detém os direitos dos conteúdos exibidos no quadro. Outros avisos por violação por direitos autorais foram dados através do YouTube, onde o programa possui um canal.
Com isso, o departamento responsável removeu todo tipo de conteúdo relacionados às empresas dos direitos autorais, a fim de que o canal não fosse removido por exceder o limite de avisos de violação dos direitos do detentor desses vídeos.
O streaming no YouTube impulsiona as relações comerciais entre os patrocinadores, já que os vídeos ultrapassam os 100 milhões de visualizações, com cerca de 25 mil pessoas acompanhando o programa ‘Faustão na Band’ diariamente.
Band deixa público da TV com atraso
No segundo semestre do ano passado, a equipe digital da emissora recebeu a ordem para remover todo e qualquer tipo de conteúdo relacionado às Videocassetadas. Como há transmissão ao vivo do programa no YouTube, a parte dos vídeos dos atrapalhados eram exibidos apenas na TV.
Quem acompanhava pela plataforma de vídeos via o programa adiantado, já que a produção optava por exibir a próxima atração a quem acompanhava via streaming.
Agora, a ideia é usar conteúdos virais na internet, ou seja, vídeos que estão em alta em redes sociais, como TikTok e Instagram.